Suco Detox Emagrece? Descubra O Que São Os Populares Sucos Desintoxicantes E Se Eles Realmente Fazem Secar Barriga

suco detox, suco desintoxicante, desintoxicar, emagrecer, saúde

Você provavelmente já ouviu falar dos chamados Sucos Detox.

Afinal, eles estão na tv, nas revistas, nas conversas das mais diversas pessoas… e também em suas geladeiras.

A onipresença desse assunto é tanta que nos faz crer se tratar de uma verdadeira febre, ainda mais dados alguns relatos de que os sucos detox seriam praticamente milagrosos, trazendo emagrecimento mesmo para quem nunca tinha conseguido perder peso antes.

Ao mesmo tempo, outras pessoas questionam sua eficácia, além de advertirem que dietas e sucos desintoxicantes não fariam nada para o organismo além de mal.

Porém, em meio a esta polêmica, uma pergunta fica no ar: Suco detox realmente emagrece?

É isso que vamos investigar no artigo de hoje, trazendo à tona a verdade por trás desses sucos.

Ao final do artigo, você estará ciente da maneira correta e da maneira incorreta de utilizar os sucos detox, além de descobrir por que eles podem funcionar para algumas pessoas, e para outras não.

E, se você for uma das pessoas para as quais o suco desintoxicante pode funcionar, ainda vamos te dar as 7 melhores receitas de sucos detox low-carb, para que você possa acelerar o seu emagrecimento, e melhorar seus resultados.

Mas, antes de tudo isso, precisamos responder uma pergunta simples.

Afinal de contas, o que é Detox?

suco detox, suco desintoxicante, desintoxicar, emagrecer, saúde

Antes de mergulharmos nos benefícios e malefícios dos Sucos Detox, vamos primeiro desmistificar o que seria detox ou desintoxicação.

Em sua essência, a palavra ‘detox’ é cheia de boas intenções.

Ela vem da palavra desintoxicação, ou seja, remover toxinas que são venenosas para nosso corpo.

E isso é ótimo, ainda mais em um mundo onde a poluição, o uso de pesticidas e hormônios nos alimentos, e de produtos químicos para o corpo só aumenta.

O que só acalora as discussões sobre os melhores métodos de manter seu corpo o mais “limpo” e saudável possível.

“Desintoxicação” é como podemos chamar um conjunto de processos que nosso corpo utiliza naturalmente para eliminar, transformar ou neutralizar substâncias que considera toxinas.

Esse processo ocorre todos os dias e é coordenado principalmente pelo fígado.

No entanto, podemos considerar que ele acontece em nível celular praticamente em todo o nosso corpo, através de mecanismos como a chamada autofagia celular.

Sendo assim, são esses dois mecanismos que vamos enfatizar neste artigo ao considerar a desintoxicação do corpo – tanto a operação de remoção de toxinas pelo fígado, quanto o processo de autofagia celular.

Como O Fígado Desintoxica Seu Corpo

suco detox, suco desintoxicante, desintoxicar, emagrecer, saúde

É bem conhecido o fato de que o fígado tem papel central na remoção de toxinas de nosso corpo – o que não é muito claro para maioria das pessoas é o mecanismo por trás dessa função.

Uma das maneiras pelas quais o fígado desintoxica nosso corpo é por meio da transformação de toxinas lipossolúveis em compostos hidrossolúveis, para que possam ser eliminados pela urina ou pelo suor.

Isso ocorre com a mediação de um grupo especial de enzimas (citocromo P450), que altera a composição das toxinas solúveis em gordura, tornando-as hidrossolúveis (na figura: 1 -> 2). Durante esse processo são necessárias vitaminas as A, D e E (que são lipossolúveis).

Depois, o fígado faz uso de outras substâncias, como enxofre (proveniente de alimentos como a gema dos ovos) e aminoácidos como taurina e cisteína (encontrados em carne e leite de animais) para tornar possível que as toxinas sejam eliminadas pela urina (na figura: 2 -> 3 -> 4).

Capture2

Sendo assim, é interessante notar que a ausência desses nutrientes, presentes em alimentos que não serão consumidos caso você passe uma semana inteira tomando apenas sucos, pode atrapalhar sua desintoxicação.

Na verdade, você estará dando muito mais trabalho ao fígado, pois irá fazer com que as toxinas estocadas nas gorduras sejam liberadas (pois estará promovendo um deficit calórico), e ao mesmo tempo restringirá a ingestão de nutrientes essenciais para eliminá-las.

Desintoxicando Através Da Autofagia Celular

suco detox, suco desintoxicante, desintoxicar, emagrecer, saúde

Simplificadamente, a autofagia celular é um processo de limpeza do interior das células, que funciona ou removendo os detritos celulares para um funcionamento mais saudável ou reciclando alguns componentes para reparo celular.

(Conforme explicado nas referências [1], [2], [3] e [4]).

Esse processo de autofagia ainda previne a quebra de tecido muscular, auxiliando a preservar os seus músculos mesmo em contextos de jejum ou atividade física prolongada.

E não são apenas os tecidos musculares que se beneficiam desse tipo de limpeza: as células do sistema nervoso, especialmente os neurônios, se tornam mais saudáveis, robustas e melhores em formar novas conexões, num processo denominado neuroplasticidade, quando a autofagia é rotineiramente estimulada (referências [5], [6] e [7]).

Ou seja, a desintoxicação através da autofagia celular é um processo bem real, e pode te ajudar a ficar mais musculoso – e até mesmo mais esperto.

A seguir, vamos ver como os sucos detox podem auxiliar tanto os processos de desintoxicação pelo fígado quanto pela autofagia celular.

A Pergunta Principal: O Suco Detox Funciona Mesmo?

suco detox, suco desintoxicante, desintoxicar, emagrecer, saúde

Existem duas respostas para essa pergunta, e você já vai entender por quê.

A versão curta e grossa, que responde à pergunta literalmente diria: não.

No entanto, a versão mais “aberta”, que busca compreender a intenção por trás da pergunta, diz que na verdade depende.

O fato é que, por si só, os sucos detox não têm o poder de desintoxicar o seu corpo – porque, como vimos acima, seu corpo já consegue se desintoxicar muito bem sozinho!

Porém, quando você toma sucos detox, pode propiciar que o seu corpo se desintoxique mais eficientemente, devido a 3 efeitos.

#1 – Autofagia

Conforme explicamos, a autofagia é um processo de desintoxicação natural do corpo, retirando toxinas e reparando estruturas em nível celular.

E acontece que a autofagia celular ocorre como reação a algumas condições específicas, como ausência de nutrientes ou dano celular.

Porém, num contexto de dieta de sucos detox, muitas vezes se “simula” um jejum – seja com alguns modelos de “detox” de 2 ou 3 dias em que não se ingere mais nada além dos sucos, seja com alimentação que induz uma restrição calórica severa, ou ainda, conforme alguns outros protocolos, substituindo o café da manhã por um suco reduzido em calorias – o que teria um efeito semelhante a um jejum intermitente, sendo que a pessoa se alimentaria apenas em uma janela de horários reduzida (jejuando de 14 a 16 horas por dia – à exceção do suco).

Então, uma das possíveis vias de atuação dos sucos desintoxicantes – dada esta maneira como podem e costumam ser consumidos – é a de simulação dos benefícios de um jejum, dentre eles a autofagia celular. E isso aconteceria simplesmente por você não se alimentar com outra frequência!

Afinal, você já sabe que não existe razão científica para se comer de 3 em 3 horas, certo?

Porém, raramente este é o único motivo, porque a ingestão de sucos detox geralmente vem acompanhada do efeito #2 abaixo.

suco detox, suco desintoxicante, desintoxicar, emagrecer, saúde

#2 – Eliminação Por Substituição

Um exemplo que usamos acima, e que é uma forma bastante comum de consumo dos sucos detox, é o de se substituir uma refeição (por exemplo, um café da manhã) por um desses célebres sucos.

No entanto, ao se substituir a refeição pelo suco detox, você não está apenas consumindo o suco – mas, simultaneamente, está deixando de consumir outros alimentos.

Aprofundando nosso exemplo do café da manhã: é bem comum as pessoas consumirem pão no café da manhã – inclusive, costuma ser o último local a ser alterado numa dieta, devido a hábitos enraizados por anos e anos.

Então, se você para de consumir pão (e, junto com ele, farinha refinada, glúten, carboidratos simples…) substituindo-o por um suco desintoxicante, e começa a se sentir melhor, e até mesmo a emagrecer… será que esse efeito é devido ao que você acrescentou (o suco detox) ou ao que você retirou (os carboidratos refinados e o glúten)?

Além disso, se essa substituição ainda afeta a composição da sua dieta (tornando-a uma dieta low carb, por exemplo), é possível que você também perceba os benefícios desse tipo de alimentação – como melhor sensibilidade à insulina, redução na retenção de líquido (o popular “inchaço”), perda de gordura corporal… e até mesmo – dependendo de quão low-carb for a sua dieta – a indução da cetose.

(Claro que, nesse caso, seus sucos teriam que ser baixos em carboidratos também – como os da receita gratuita abaixo.)

E, aprofundando ainda mais a substituição: outras substâncias que costumam deixar de ser consumidas durante uma “desintoxicação” são o açúcar e álcool.

Porque eles são substituídos por alternativas mais saudáveis em todas as refeições (afinal eles são eliminados durante esses “programas detox”), eles ainda permitem que o seu fígado trabalhe melhor – não porque ele estará desintoxicando MAIS, mas sim porque você vai jogar MENOS TOXINAS nele.

Por fim, um suco detox típico ainda costuma ser metabolicamente mais vantajoso do que qualquer suco de frutas – pense, por exemplo, em um suco de laranja (ainda mais um que foi adoçado!).

Isso porque a alternativa detox tem menos calorias, eleva muito menos a sua insulina e tende a ser mais rica em micronutrientes (vitaminas e minerais) e fibras.

E a ingestão de micronutrientes é o último “efeito oculto” dos sucos detox.

#3 – Ingestão De Micronutrientes Ausentes Na Dieta

suco detox, suco desintoxicante, desintoxicar, emagrecer, saúde

Até agora, tratamos principalmente do que os protocolos mais comuns de desintoxicação e sucos detox tendem a fazer você eliminar da sua dieta – mas o que eles inserem?

Ou, reformulando a pergunta: o que tem em um suco detox?

Bom, em primeiro lugar, sucos detox costumam ser ricos em água.

E, como você deve saber, a água é muito importante para o funcionamento do seu corpo.

Logo, um benefício para quem não bebe água o bastante ao longo do dia seria exatamente esse: essa ingestão extra de líquido.

E a maioria dos sucos detox também contêm vegetais crucíferos, como couve ou espinafre, que são ricos em micronutrientes (tais como minerais e vitaminas) e também apresentam alguma fibra alimentar – substâncias que podem efetivamente auxiliar seu organismo a funcionar melhor.

Resumindo: isso não quer dizer que o suco seja milagroso, mas sim que sua dieta normal pode ser melhorada – o que nos leva ao próximo ponto.

A Alternativa Mais Saudável – Como Obter Os Benefícios dos Sucos Detox Sem Tomá-los

a verdade sobre os sucos desintoxicante

Conforme apresentamos acima, existem 3 motivos pelos quais os sucos detox podem trazer benefícios para as pessoas – e, em todos eles, o que acontece é que eles permitem que os processos naturais de desintoxicação do corpo aconteçam de maneira mais eficiente.

No entanto, a obtenção desses benefícios também pode acontecer independentemente da ingestão dos sucos detox, e de maneira ainda melhor – e isso tudo através da sua dieta.

Porque, se sua dieta incluir:

  1. abstenções ocasional do álcool (sim, mesmo sabendo que um vinho de vez em quando não faz mal a ninguém,
  2. de possíveis agentes alergênicos (glúten e lactose são os suspeitos principais, mas pode incluir o que mais você desconfiar),
  3. controle de carboidratos (adequando seu consumo ao nível de atividade física que você desempenha),
  4. ingestão de vegetais (sabia que você pode comer o espinafre em vez de batê-lo?),

ela terá todos os benefícios dos sucos detox – sem que você tenha que tomá-los uma única vez sequer.

E ainda há dois benefícios adicionais nesse caso.

O primeiro é que, numa dieta saudável baseada em alimentos sólidos, costuma ser muito mais fácil ingerir gorduras de boa qualidade, que estimulam o fígado a produzir e a secretar a bile, a qual é importante para metabolização das vitaminas lipossolúveis essenciais. Você pode encontrar essas gorduras em alimentos como, por exemplo, gemas de ovos, e carne vermelha.

E o segundo é você terá que mastigar seus alimentos, o que tende a diminuir o índice glicêmico da refeição, somando-se ao fato de que alimentos ingeridos em sua forma sólida tendem a trazer maior saciedade – o que costuma auxiliar bastante o emagrecimento de pessoas com sobrepeso e descontrole alimentar [8].

Sendo assim, enfatizamos a nossa sugestão de que, em vez de se preocupar com sucos detox ou outras intervenções, você foque em comer comida de verdade e deixar que seu corpo cuide do resto.

E gostaríamos de ressaltar que nós não endossamos práticas como se alimentar exclusivamente de sucos por períodos extensos de tempo – isto é, fazer algum tipo de “dieta de sucos”. Especialmente porque essas dietas costumam ser utilizadas em caráter emergencial, e o que defendemos é uma mudança de estilo de vida através de uma alimentação mais saudável e melhor.

As 7 Melhores Receitas de Sucos e Smoothies Detox

detox(10)Após tudo isso dito, se você acredita que sua dieta não está atendendo aos 4 pontos apresentados acima e que o suco detox poderia te beneficiar, então separamos as 7 melhores receitas de sucos “desintoxicantes” (em aspas porque agora você sabe que eles sozinhos não te desintoxicam, certo?).

Os sucos selecionados são todos low-carb, e ricos em micronutrientes (vitaminas e minerais) para que você consiga obter todos os benefícios dos sucos detox sem ganho significativo de calorias – e até mesmo sem sair da cetose, caso esteja seguindo uma dieta como a cetogênica ou cetônica.

Além disso, separamos também alguns smoothies Detox, para que você possa se refrescar sem sair da dieta. Esses smoothies detox certamente são melhores para sua saúde do que a ingestão diária de milk-shakes ou sorvetes muito processados durante todo o verão.

Para ter acesso a todas as receitas de sucos e smoothies detox gratuitamente, clique aqui.

Superpoderoso Suco Verde Desintoxicante

suco detox, suco desintoxicante, desintoxicar, emagrecer, saúdeQuantidade de carboidratos total: 8g

Ingredientes:

  • 6 talos de aipo
  • 2 grandes punhados de espinafre
  • 2 pepinos
  • 1/2 limão
  • 1 ramo de salsa
  • 1 tomate
  • Gengibre a gosto

Preparo:

  • Colocar todos os ingredientes em um liquidificador;
  • Bater até que a mistura fique homogênea e não tenha partículas sólidas;
  • Deixar na geladeira até que atinja a temperatura desejada;
  • Servir.

Conclusão

Conforme vimos, mesmo um assunto aparentemente simples como o dos sucos detox pode conter bastante polêmica – inclusive porque os mecanismos pelos quais o suco detox faz efeito podem passar despercebidos à primeira vista (como o efeito de substituição de outros alimentos piores, que prejudicavam a desintoxicação).

No entanto, nós do Senhor Tanquinho buscamos sempre descobrir a verdade completa e trazê-la até você – inclusive explicando conceitos nada triviais, como o da autofagia celular, para que você possa tomar suas próprias decisões de posse de todos os fatos.

E, caso tenha restado alguma dúvida sobre esse (ou sobre qualquer outro assunto), por favor se sinta à vontade para deixar seu comentário abaixo, porque nós tentamos respondê-los todos.

suco detox, suco desintoxicante, desintoxicar, emagrecer, saúde

Algumas referências utilizadas:

  • http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16815497
  • http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2638578/
  • http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22078874
  • http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19945408
  • http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20534972
  • http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18596167
  • http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19017649
  • http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19248858
  • http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2652173/
  • http://www.health.harvard.edu/family_health_guide/the-dubious-practice-of-detox
  • http://www.dailymail.co.uk/health/article-2073322/The-great-detox-deception-From-mud-wraps-drinking-syrup-detoxes-pointless-dangerous-claptrap.html
  • http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17219068
  • http://bmb.oxfordjournals.org/content/early/2012/01/31/bmb.lds002.full

Save