Albumina: O Que É? Quando? Quanto? Como Tomar? Quem Pode Tomar? Onde Comprar? Saiba Tudo Sobre Este Suplemento

albumina,suplemento,academia,hipertrofia,emagrece,massa muscular,saúde,fitness,músculos,retém líquidos

Neste post, retomamos nossa secção sobre suplementos, e falaremos sobre a albumina.

Para introduzir o assunto: a Albumina, que também é produzida pelo nosso corpo (soroalbumina), é a principal proteína do sangue humano e consiste na chave para a regulação da pressão osmótica sanguínea. Quimicamente, a albumina é solúvel em água, precipitada por ácido, e coagulada pelo calor.

OK, traduzindo então: podemos citar algumas funções vitais que a albumina desempenha em nosso organismo, e que a tornam de suma importância para nós:

  • Carregar compostos hidrofóbicos (aqueles que dificilmente se ligam à água) através da corrente sanguínea;
  • Carregar compostos hidrofóbicos para dentro e fora dos tecidos;
  • Assegurar o equilíbrio adequado de água entre os tecidos e o sangue;
  • Atuar no processo de coagulação sanguínea (quando está em falta pode acarretar em problemas hemorrágicos, dificuldade de cicatrização e até aumento do ciclo menstrual);
  • Auxiliar no processo de construção e manutenção muscular – que são o escopo deste texto e o motivo pelo qual o suplemento alimentar de albumina foi inicialmente criado.

Somente por estes motivos , já fica claro que a ingestão de albumina pode não só ajudar quem deseja atingir a hipertrofia muscular, mas também pode melhorar a qualidade de vida de muitas outras pessoas com problemas de saúde. Porém, neste texto, vamos nos ater ao último desses relevantes pontos: construção e manutenção muscular.

Ou seja, vamos abordar todo o necessário para que você consiga tirar o melhor proveito do seu suplemento, ou tirar suas dúvidas, sobre como albumina pode te ajudar a emagrecer com qualidade ou te ajudar a ganhar massa magra.

[Livro Grátis] Clique Aqui para baixar o Guia de Suplementos do Senhor Tanquinho

Os Benefícios Da Suplementação Com Albumina

albumina,suplemento,academia,hipertrofia,emagrece,massa muscular,saúde,fitness,músculos,retém líquidos

Então vamos ao que interessa: os  benefícios desse tradicional suplemento que, mesmo sendo um dos mais antigos a habitar as conversas e armários dos “marombeiros”, ainda hoje é um dos mais utilizados. Algum benefício a albumina deve ter para seu uso perdurar por tanto tempo, não é mesmo?

Construção E Manutenção Muscular

Certamente este é o principal motivo – além do preço – pelo qual este suplemento é tão vendido. Feita a partir da clara do ovo desidratada (albumina é o componente majoritário desta parte do ovo), a albumina é uma proteína de altíssimo valor biológico.

Sendo uma fonte riquíssima de proteínas, de alta qualidade, é de grande valia para construir e preservar nossos músculos, seja quando estamos querendo hipertrofiar ou quando desejamos emagrecer.

Hipertrofia: Ganho E Recuperação Muscular

albumina,suplemento,academia,hipertrofia,emagrece,massa muscular,saúde,fitness,músculos,retém líquidos

Quando queremos hipertrofiar, fornece proteínas para reparar os danos causados nos músculos durante uma sessão na academia e para compor as novas células musculares que tendem a se formar, e que aumentam o volume do tecido.

Além disso, se ingerida antes de um treino hipertrófico, pode ajudar a evitar a perda muscular que ocorre durante o período de alta intensidade. Com essa finalidade, no entanto, o mais recomendado e adequado é uso de BCAA.

Com relação aos sintomas pós-treino, como dores musculares e fraqueza, um estudo feito pela Ball State University, Indiana, Estados Unidos, mostrou que fisiculturistas que tomavam albumina após os treinos, depois de uma semana de overtraining, tinham menos sintomas. Indicando que a albumina pode inclusive ajudar nessa questão. (Como falamos, ela atua na reparação muscular.)

Emagrecimento: Manutenção Muscular E Saciedade

albumina,suplemento,academia,hipertrofia,emagrece,massa muscular,saúde,fitness,músculos,retém líquidos

As proteínas por si só já têm como característica saciarem a fome por mais tempo, sejam elas de origem bovina, aviária, suína, píscea, láctea… Isso porque são moléculas que demoram mais tempo para serem digeridas e totalmente absorvidas pelo organismo do que carboidratos, por exemplo.

Essa propriedade é mais aparente quando falamos em albumina, por se tratar de uma proteína de média-lenta absorção, ainda mais quando comparada com outros tipos de proteína, como os rápidos whey protein.

Uma dica útil, então, para usar a albumina como aliada na hora de emagrecer é a seguinte: quando bater aquela fome e você só tiver ao seu alcance alimentos processados, cheios de calorias e que não te auxiliarão a atingir seus resultados tome sua albumina. Além de te manter saciado por mais tempo, a albumina é composta praticamente só por proteínas, logo, a menos que você tome quilos e quilos dela, diariamente, ela não será transformada em tecido adiposo. (Você nem mesmo conseguiria tomar quilos dela diariamente, então nem se preocupe com essa hipótese).

Inclusive, vale lembrar que a albumina é um suplementos totalmente recomendado para quem segue uma dieta low-carb ou paleo.

Melhora A Saúde De Doentes Crônicos

Conforme dito anteriormente, além dos benefícios na aparência para quem quer ganhar ou perder peso, a albumina tem papel importante na vida de alguns grupos de doentes crônicos.

No caso de pacientes com problemas renais crônicos, como cirrose hepática, a suplementação pode suprir o deficit de albumina causado pela insuficiência do órgão debilitado, melhorando as funções do organismo.

Já para aqueles com problemas ligados à coagulação do sangue, a ingestão de suplementos de albumina por ajudar a melhorar essas funções do organismo, diminuindo, ou evitando, sangramento, hemorragias graves e melhorando a cicatrização.

Quando Tomar Albumina

[Receita] Shake Proteico Hipercalórico Super Barato Para Hipertrofia

Não gostamos de ficar inventando um monte de regra e nem de ficar te deixando ansioso com relação a horários e intervalos. Pelo contrário, queremos facilitar sua vida, otimizando sua satisfação e qualidade de vida.

Dito isso, é importante pontuar que a principal função de suplementos proteicos é fornecer macronutrientes de qualidade para a construção ou manutenção muscular. Não existe um melhor horário para tomá-los. Se você está treinando (ainda mais se estiver treinando pesado), seu corpo fica constantemente necessitado de proteína – e não apenas nas 2 ou 3 horas após o treino (a tal da janela anabólica).

Sendo assim, vou dar apenas algumas dicas de como as pessoas mais utilizam albumina e pedir para que você se sinta à vontade para fazer do seu modo. A única ressalva que faço é a seguinte: evite ao máximo substituir uma refeição de verdade (carnes, legumes, etc) por suplemento, a não ser em algum caso extremo e pontual. Então, vamos às principais opções e seus embasamentos:

  • antes de um treino intenso, seja com pesos ou aeróbico, pode ajudar a evitar ou atenuar a perda muscular (sendo mais recomendado o BCAA neste caso);
  • junto da alimentação pós-treino, substituindo, por exemplo, o whey protein, irá ajudar na reposição mais rápida de aminoácidos nos músculos, acelerando a recuperação muscular e prevenindo-o;
  • antes de dormir como forma de fornecer proteínas para as atividades de construção muscular noturna, que é quando nosso corpo é mais ativo anabolicamente. Neste caso, a caseína apresenta a absorção ainda mais lenta, subsidiando seus processos noturnos por ainda mais tempo;
  • como lanche na hora que bate fome entre as refeições e você não tem nada de saudável, nutritivo ou de acordo com sua dieta para comer.

Se quer saber como faço, prefiro tomar à noite, porque demoro a ir dormir após o jantar e não gosto de ir me deitar sentindo fome. Simples assim.

[Livro Grátis] Clique Aqui para baixar o Guia de Suplementos do Senhor Tanquinho

Quanta Albumina Tomar Por Dia

albumina,suplemento,academia,hipertrofia,emagrece,massa muscular,saúde,fitness,músculos,retém líquidos

Basicamente, não existe uma quantidade ideal fixa. Você deve usar o suplemento, como o próprio nome já diz, como uma forma de complementar suas necessidades diárias de proteínas.

Se você está treinando, e deve consumir algo entre 2 g e 3g de proteína por kg de massa corpórea, essa quantidade é maior do que se você está apenas querendo emagrecer sem fazer exercícios (quantidade que deve ser algo  na faixa de 1,5 g e 2 g por kg por dia). Em ambos os casos você pode tomá-la, como vimos acima, porém visando atingir metas proteicas diárias diferentes.

Por outro lado, não precisa ficar louco contando proteínas e quantidades de tudo que você come, afinal com o tempo costuma-se desenvolver o bom-senso. De tal forma que, se um dia você achar que se alimentou pior do que o normal, pode tomar uma quantidade um pouco superior, sempre pensando na sua alimentação como um todo.

Num contexto normal, seria de esperar uma dosagem  entre 1 e 2 colheres de sopa do suplemento para o dia-a-dia.

Como Tomar Albumina

albumina,suplemento,academia,hipertrofia,emagrece,massa muscular,saúde,fitness,músculos,retém líquidos

Este ponto também é bem particular e varia de pessoa para pessoa e de acordo com seus objetivos.

Eu, particularmente, gosto de tomar a versão tradicional, sem sabor, com leite e aveia ou farelo de linhaça. Além de seu sabor ficar mais suportável, ainda me fornece mais nutrientes para uma fase de hipertrofia em que me encontro.

[Receita] Shake Proteico Hipercalórico Super Barato Para Hipertrofia A Base de Albumina

Se você quer emagrecer, ou está numa dieta de restrição calórica, pode tomá-la apenas com água, numa versão com sabor por exemplo.

Você também pode fazer vitaminas com adição de albumina e deixá-las ainda mais nutritivas.

Tipos De Albumina Disponíveis No Mercado

albumina,suplemento,academia,hipertrofia,emagrece,massa muscular,saúde,fitness,músculos,retém líquidos

Tradicional

Na minha opinião, o melhor custo benefício, feita a partir apenas da clara do ovo, contém aproximadamente 78% de proteínas por porção e quase nada de carboidratos – o que é ótimo se você treinando e ao mesmo tempo fazendo uma dieta low-carb. Seu preço varia entre R$ 35,00 e R$ 50,00 por 500 g. A desvantagem é seu gosto meio desagradável, principalmente se tomada com água.

Isolada

Composta por albumina, albumina isolada, e alguns aditivos, tem como vantagens ter um sabor um pouco melhor que a tradicional e apresentar uma absorção mais rápida e eficaz das proteínas. Seu preço é mais elevado (cerca de R$ 40,00 por 250 g).

Com sabor

Para tentar driblar o péssimo sabor da albumina tradicional, foram inventadas algumas variações que apresentam sabor. Apesar de o preço não variar muito, podendo até ser mais barata, elas apresentam muitos aditivos químicos, como corantes e aromatizantes, e costumam ter maior quantidade de carboidratos do que de proteínas em cada porção, o que seria bem indesejado caso você esteja em alguma dieta cetogênica por exemplo. Para todos os efeitos, fica nossa recomendação usual: Fique atento ao que consome.

Tablete

Uma variação que também surgiu para contornar o sabor típico da albumina, além de fornecer mais praticidade ao processo de ingestão do suplemento. Apesar dessa versão geralmente apresentar um custo um pouco mais elevado, a albumina costuma estar presente de forma mais pura do que na versão em pó com sabor, tanto na questão de aditivos quanto de macronutrientes, apresentando cerca de 10 g de proteínas para 1 g de carboidratos.

Perguntas Mais Frequentes Sobre Albumina

[Receita] Shake Proteico Hipercalórico Super Barato Para Hipertrofia

Albumina Engorda?

Não, por ser composta basicamente somente por proteínas, e estas dificilmente são transformadas em gorduras, podemos dizer que albumina não engorda. Todavia, fique atento à composição de sua dieta atual, tanto em termos de calorias quanto de macronutrientes. Igualmente, vale prestar atenção nas albuminas que contêm enorme quantidades de carboidratos. Olhe sempre as informações nutricionais.

Posso tomar albumina em uma dieta low-carb?

Sim, albumina (principalmente em sua versão tradicional) possui praticamente zero carboidratos, sendo totalmente aceita em dietas low-carb e até mesmo na dieta cetogênica.

Albumina Emagrece?

Conforme já foi dito, a albumina pode atuar na manutenção muscular, promovendo saciedade por mais tempo do que muitos alimentos, e pode muito bem substituir lanches inimigos da sua dieta – como aqueles cheios de açúcares e carboidratos que destroem sua dieta low-carb.

Podemos dizer que em conjunto com um treino adequado e uma alimentação balanceada, a albumina pode auxiliar no emagrecimento. Porém, utilizada sozinha,  não é correto considerá-la  um suplemento emagrecedor.

Albumina Tem Efeitos Colaterais?

Como efeitos colaterais leves que podem ocorrer, pode-se citar o acúmulo de gases ou diarreia, causados por uma reação adversa do sistema gastrointestinal. Esses sintomas aparecem normalmente apenas em pessoas mais sensíveis, que estão tomando albumina pelas primeiras vezes ou após ingestão de uma dose muito grande. Essess desagradáveis efeitos podem ser facilmente evitados com medicação e acompanhamento médico.

Porém, existem relatos de efeitos mais graves que merecem atenção, como alergias e distúrbios renais causados pelo consumo excessivo e sem critério do suplemento, sobrecarregando os rins pela grande concentração de proteína (e até de sódio) no sangue.

Albumina Retém Líquido?

Não, por apresentar apenas proteínas em sua composição, não contém nenhum componente que retenha líquido no organismo.

Para Quem É Recomendada A Suplementação Com Albumina?

albumina (7)

A suplementação de albumina é recomendada principalmente para aqueles que visam a hipertrofia, definição ou manutenção muscular, incluindo as pessoas que desejam emagrecer.

Muitas vezes é inclusive designada para auxiliar algumas pessoas com doenças crônicas, como falamos no inicio do texto.

Por se tratar de algo que inclusive é produzido naturalmente pelo corpo, dificilmente há contra indicações, porém, em caso dúvidas, não deixe de consultar um profissional de sua confiança.

Quais São As Precauções Ao Consumir Albumina?

Basicamente temos três maiores ressalvas a fazer neste ponto:

  • Cuidado com excessos, o consumo de muita proteína por dia durante um longo período pode causar danos irreversíveis aos seus rins, principalmente se houver alguma pré-disposição (por isso citei as quantidades recomendadas de proteínas lá em cima);
  • Não invente de consumir albumina a partir da clara de ovo crua, pois neste estado, o ovo pode conter bactérias de salmonela vivas (vide texto completo sobre os ovos);
  • Fique sempre atento às informações nutricionais e às marcas quando for comprar albumina. Muitas contêm grande quantidade de carboidratos e/ou pouca proteína. Além do mais, existem muitas marcas que já foram reprovadas em testes laboratoriais feitos em seus suplementos. Se não conhecer uma marca, pesquise antes.

Bônus1: [Receita] Shake Proteico Hipercalórico Super Barato Para Hipertrofia

Bônus2: [Livro Grátis] Clique Aqui para baixar o Guia de Suplementos do Senhor Tanquinho

Onde Comprar Albumina e Encontrar as Melhores Marcas?

logo_darwin6_920x280

Para finalizar, deixamos um link com nossa recomendação de loja online para compra de albumina, trata-se da Darwin6:

http://landing.senhortanquinho.com/albumina-desconto/

A verdade é que, se você comprar por este link, o Senhor Tanquinho irá ganhar uma pequena porcentagem do valor da venda.

Porém isso não significa que você irá pagar mais caro por isso, muito pelo contrário, comprando por este link você consegue aproveitar os descontos que a Darwin oferece exclusivamente para quem chega indicado pelo Senhor Tanquinho: são 5% de desconto automáticos por este link! Além de descontos adicionais caso você pague via boleto bancário.

Então aproveite os descontos exclusivos, compre seu suplemento agora e ainda ajude o Senhor Tanquinho!

Save

  • Israel Garcia

    Excelente! Estava esperando por esse post, e solucionou bem minhas dúvidas. Senhor Tanquinho como sempre de parabéns!

  • Edmarcio Moraes

    Para nem sentir o gosto da Albumina(se comprado sem sabor), esprema duas laranjas com as mãos em um copo..uma colher de albumina, mexe tudo e pode tomar…nem se sente o gosto.

    • Legal Edmarcio!

      Muito boa essa sua dica, certamente vale a pena experimentar.

      Por favor, sinta-se à vontade para deixar um comentário sempre que quiser, ok?

      Forte abraço!

  • Ola Camila

    Pode sim, é como se estivesse comendo uma quantidade maior de ovos por dia – e não tem problema nenhum nisso