Páscoa e Dieta – Como Comer Tudo o Que Quiser e Não Engordar Nada

páscoa (4)

Já escrevemos sobre como aproveitar as festas de final de ano sem engordar, porém um problema diferente acontece na Páscoa. E isso porque, nela, estamos falando especificamente de chocolates e outras guloseimas açucaradas – que costumam ser abolidas em praticamente qualquer dieta para emagrecer.

Mas será que você vai ter de passar a Páscoa inteira sem comer um chocolatinho sequer? Ou será que existe algum jeito de minimizar os danos e não engordar na Páscoa?

É isso que vamos ver neste artigo – respondendo, com ele, as perguntas mais comuns que temos recebido referentes a esta doce época do ano.

“Senhor Tanquinho, segui a dieta direitinho o ano todo. Tem problema comer chocolate/colomba/mousse na Páscoa?”

páscoa (5)

E a resposta é…. Depende! Mas, provavelmente, não tem problema.

Especialmente se você vem de uma dieta de restrição de calorias e/ou de carboidratos (como uma dieta cetogênica) seu corpo pode aproveitar muito bem as calorias a mais que serão ingeridas nessa época e acelerar ainda mais seu metabolismo (num efeito muito similar ao do dia do lixo)!

Por outro lado, se você vem de uma dieta para hipertrofia – as quais costumam ser hipercalóricas, para compensar o gasto decorrente dos exercícios físicos intensos – também não há motivo para se preocupar.

Lembrando sempre que esses benefícios são ainda mais acentuados se o consumo de “gordices” (como nossos leitores costumam falar) for restrito a apenas um dia – por exemplo, aquele almoço de domingo com a família, com direito a aperitivos, bebidas , mesa farta no café da manhã, refrigerantes, sobremesa…

Os exercícios intensos e frequentes garantem que seu metabolismo já esteja em alta antes mesmo de começar esse período festivo. E, se você ainda consumir os alimentos preferencialmente após o treino, ainda aproveitará os benefícios descritos na próxima dica:

“Senhor Tanquinho, não consigo (nem quero!) consumir tudo em um dia só! Tem algum problema?”

páscoa (2)

E a resposta é… Não tem problema, leitor(a)!

Claro que isso não é o ideal, mas o Senhor Tanquinho sabe que a vida não é só seguir dieta, 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Pensando nisso, separamos uma dica especialmente para que você possa se esbaldar sem culpa – e sem atrapalhar demais o seu progresso, pelo qual você tanto batalha no restante do ano. A essa estratégia, chamaremos de “controle de danos”.

Funciona assim: para que os efeitos das calorias ingeridas sejam os menores possíveis, nós faremos com que elas sejam direcionadas, preferencialmente, para os músculos.

Sendo assim, o que sugerimos, caso você vá à academia, é que faça o seu treino imediatamente antes das refeições em que for ingerir calorias em excesso.

A ideia por trás disso é criar uma depleção nos depósitos de glicogênio nos tecidos musculares, de tal forma que os nutrientes que você comer sejam direcionadas para eles – em vez de serem usadas para formar aquele depósito de tecido adiposo ao redor da sua cintura.

Além do mais, ainda há o aumento da sensibilidade à insulina provocado pelos exercícios, que também exerce seu papel ao diminuir o armazenamento de gordura.

“Mas Senhor Tanquinho, eu não vou à academia! E, mesmo se eu quisesse ir, a maioria delas está fechada durante a Páscoa. O que posso fazer para colher esses benefícios que você citou acima?”

páscoa (7) NOVAÉ simples: você pode provocar esses efeitos no conforto do seu lar.

E uma das formas mais eficientes de fazer isso é com uma série de agachamentos (veja imagem acima). Fazendo de 30 a 50 repetições desse simples exercício você já consegue colher benefícios que, de outra maneira, não estariam acessíveis a você durante este feriado.

Outro exercício simples para ser feito em conjunto com os agachamentos são as “flexões de parede” (à esquerda na imagem acima) – ou extensões de tríceps feitas na parede.

E o melhor é que ambos os exercícios exigem praticamente zero de espaço físico ou de equipamento para serem executados, podendo ser feitos onde quer que você esteja.

Lembrando que, estes benefícios e os do dia do lixo são independentes – isto é, você não precisa fazer um para colher as vantagens do outro (mas, se fizer ambos, somará os benefícios!)

“Senhor Tanquinho, gostei muito das dicas! Tem mais alguma para quem quer aproveitar a Pascoa sem descuidar da saúde?”

páscoa (6)Para fazer mais de 50 cupcakes deliciosos, você pode utilizar essa mistura pré-pronta da Probiótica e preparar quitutes pascais para toda a família e amigos.

E a nossa sugestão para deixá-los ainda mais saborosos é derreter 100g de chocolate 70% cacau e derramar por cima dos cupcakes.

Fica delicioso!

O Senhor Tanquinho deseja a todos uma Feliz Páscoa!

páscoa (1)

 

  • Bom dia amigo Senhor_tanquinho .

    Propaganda enganosa não, por favor.

    Sabemos muito bem que é não por ai,podemos comer sim, mas
    com moderação. O que pode acontecer tomando este suplementos,claro que ganha músculos
    e para isso tem que malhar muito também. Grata por compartilhar sempre que
    postar me indique que eu gosto de participar e ser retribuída se não houver
    empecilho, pois fica a critério de cada um.Abraços sempre.

    ClaraSol.