[Dukan] A Dieta da Princesa: Método Francês Gera Resultados Permanentes em 4 Etapas

Atenção: apesar de explicarmos um pouco sobre a dieta Dukan, queremos deixar claro que não achamos que esse seja o melhor caminho para o emagrecimento saudável e não apoiamos essa abordagem.

Acreditamos que uma abordagem alimentar com restrição de carboidratos (low-carb) – com comida de verdade – seja muito mais saudável e apresente mais resultados. Clique aqui para saber mais.


Um Pouco de História da Dieta Dukan

Recentemente, uma nova dieta tem crescido em adesão mundo afora, e o fenômeno chegou agora ao Brasil. Trata-se da dieta Dukan, criada pelo médico francês Pierre Dukan.

Essa dieta, também conhecida como Dieta das Proteínas ou Dieta da Princesa, já vem sendo defendida por Dukan há mais de 30 anos. Porém, foi após o lançamento de seu livro, no ano 2000, que ela começou a ganhar a popularidade que tem hoje.

Pierre Dukan com um prato típico de sua dieta.
Pierre Dukan com um prato típico de sua dieta.

Afinal, como tudo começou?

Em 1975, Dukan trabalhava como clínico geral na cidade de Paris, e se confrontou, pela primeira vez, com um caso de obesidade. À época, acreditava-se que a melhor abordagem para esse problema consistia em ingerir menos calorias, por meio de refeições menores*.

Todavia, Dukan elaborou uma alternativa, focada principalmente em impedir o ganho de peso após o fim do período de dieta. Desse modo, Pierre Dukan elaborou uma estratégia baseada em 4 fases, que delineou em seu livro best-seller “Não Consigo Emagrecer”.

O Senhor Tanquinho examinará agora as quatro fases conforme ensinadas por Dukan.

Recentemente, foi lançada por Dukan a Nova Dieta Dukan, mais simples e fácil de ser feita por todos, confira clicando aqui.

As Quatro Fases da Dieta Dukan

Dieta Dukan Fase 1 – Ataque

dukan, dieta, saúde, emagrecer, 4 fases, cruzeiro, ataque, indução, estabilização
Primeira fase: Ataque

 

Nesta fase, que dura de 2 a 7 dias (a depender de alguns parâmetros, como peso inicial e peso final desejado) a ideia é perder rapidamente de 2 a 3 kg, numa sequência de dias onde se come, basicamente, apenas proteína – são listados 68 alimentos permitidos.

(Na verdade, trata-se de uma dieta com restrição de carboidratos, como muitas outras que possuem sucesso numa abordagem de longo prazo).

O Senhor Tanquinho gostaria de adiantar que grande parte dessa perda (bastante impressionante, por sinal) consiste em água**. Justamente por isso, a ingestão de bastante água nesta fase é fundamental.

Você pode conferir um cardápio da dieta Dukan, incluindo as fases Ataque e Cruzeiro clicando aqui.

 

Dieta Dukan Fase 2 – Cruzeiro

dukan, dieta, saúde, emagrecer, 4 fases, cruzeiro, ataque, indução, estabilização
Segunda fase: Cruzeiro

Durante esta etapa, o objetivo é perder peso gradualmente, até se atingir a meta estabelecida. A alimentação desta fase é baseada nos mesmos alimentos permitidos na fase de Ataque, mas adicionando à lista 28 verduras específicas. Estima-se a perda de 1kg por semana, mas isso também pode variar de acordo com a pessoa. Alguns alimentos fora da lista também são tolerados, porém, devem ser cortados caso haja algum ganho de peso.

Você pode conferir um cardápio da dieta Dukan, incluindo as fases ataque e cruzeiro clicando aqui.

 

Dieta Dukan Fase 3 – Consolidação

dukan, dieta, saúde, emagrecer, 4 fases, cruzeiro, ataque, indução, estabilização

A fase de Consolidação é focada em impedir ganho de peso. Nesta fase, alimentos como frutas, pães, queijos e arroz são reintroduzidos à dieta, e a pessoa tem o direito a fazer duas “refeições de celebração” por semana – são chamadas assim, mas na verdade são duas refeições à la dia do lixo desde que sigam algumas regras (sim, esta dieta é cheia de regras!). Por outro lado, você finalmente pode voltar a degustar um bom vinho.

Dieta Dukan Fase 4 – Estabilização

dieta dukan estabilizacao
Quarta fase: Estabilização

Nesta fase final, você poderá comer basicamente tudo o que quiser, desde que siga algumas regrinhas. Resumidamente, são elas:

a) Um dia por semana é o “dia da proteína”;

b) Comer farelo de aveia diariamente;

c) Compromisso de sempre “pegar escadas” (isto é, não fugir de esforços naturais por causa do sedentarismo).

Dukan afirma que, seguindo esta quarta fase pelo resto de sua vida, você evitará o ganho de peso.

Abaixo temos um pequeno resumo das quatro fases da dieta do doutor Dukan:

dukan, dieta, saúde, emagrecer, 4 fases, cruzeiro, ataque, indução, estabilização
Diagrama resumo da dieta Dukan

“Mas Senhor Tanquinho, não quero ler tudo isso! Só me passe as regras da dieta pra eu começar a seguir agora!”

Calma, meu querido leitor! Um resumo das regras foi publicado em outro post do Senhor Tanquinho, confira O Manual da Dieta Dukan. Você também pode conferir a Nova Dieta Dukan, que é composta por apenas uma regra para cada dia da semana.

dukan, dieta, saúde, emagrecer, 4 fases, cruzeiro, ataque, indução, estabilização

Livro “Eu não consigo emagrecer” de Pierre Dukan

Para saber mais a fundo sobre a Dieta Dukan, o Senhor Tanquinho recomenda os seguintes livros de autoria do próprio Pierre Dukan:

Eu Não Consigo Emagrecer

Método Dukan Ilustrado

Receitas Dukan: Minha Dieta em 300 Receitas

 

*Nota do Senhor Tanquinho: incrivelmente, ainda há muitos profissionais que recomendam esta mesma abordagem, inclusive acreditando que ela seja a única correta. Felizmente, Dukan demonstrou há tempos – e o Senhor Tanquinho traz agora dicas e métodos ainda mais atuais – que esse não precisa ser o único caminho a ser seguido.

(Voltar)

**O fato de grande parte da perda ser de água não faz dos resultados menos impressionantes – tanto da dieta quanto em termos de impacto visual.

(Voltar)