O Primoroso Bolo Gelado de Coco Com Whey (Receitas de sobremesas Low-Carb #1)

O trabalho é a carne da vida – porém o prazer é a sobremesa. (B. C. Forbes)

receita de sobremesa de bolo de coco com whey protein low-carb

Ao longo dos últimos 2 anos, já abordamos diversos aspectos da alimentação e do estilo de vida low-carb no Senhor Tanquinho.

Falamos sobre nossos exercícios favoritos, sobre reduzir carboidratos para emagrecer, e sobre como comer comida de verdade pode ser bom para você.

Adicionalmente, fomos ajustando nosso conteúdo para que ele pudesse cada vez mais resolver as principais dificuldades das pessoas – e isso incluiu desde trazer uma receita especial para um jantar a dois até uma coletânea completa de receitas de café da manhã para emagrecer feliz.

Porém, um dos assuntos que não tínhamos conseguido abordar completamente até o momento era justamente uma das maiores dificuldades de quem começa uma dieta: a sobremesa.

E claro que nós mesmos passamos por vontades de doces e fazemos de tudo para poder consumir doces sem culpa ocasionalmente, ou então poder comer montes de chocolates, uma vez por ano.

Relacionado: 3 Dicas Para Lidar Com A Vontade De Doces Na Low-Carb

Mas isso ainda não era o bastante.

Porque consumir doces desse jeito ainda seria uma “fuga da dieta”.

E, na verdade, o que estava faltando era justamente uma maneira de consumir doces sem sair da dieta.

Por isso, achamos muito adequado o fato de termos encontrado a solução com uma fantástica receita de bolo de coco gelado – e especialmente adequado porque ele funciona como o bolo de aniversário de 2 anos do site.

E é para celebrar esses 2 anos de história, ao longo dos quais tivemos a felicidade de ajudar a mudar a vida de tantas pessoas, que estamos preparando uma série especial de 51+ receitas de sobremesas Low-Carb.

E, antes de mais nada, achamos importante ressaltar que muitas dessas receitas utilizam suplementos alimentares.

E já vamos te dizer por quê.

Por Que Fazer Receitas de Sobremesas Low-Carb Com Suplementos

receita de sobremesa de bolo de coco com whey protein low-carb

Pode parecer estranho, à primeira vista, utilizar suplementos alimentares como ingredientes de receitas de sobremesas low-carb.

Afinal de contas, muitos dos suplementos disponíveis no mercado não são apenas pouco úteis para a maior parte das pessoas e seus objetivos: muitas vezes, o uso incorreto deles pode até mesmo prejudicar a obtenção desses resultados.

(O que estamos querendo dizer é que existem muitos suplementos feitos para atletas de elite, mas que não auxiliam leitores/atletas amadores a atingirem o que desejam.

Um exemplo simples que ilustra bem esse ponto é o fato de existirem diversos suplementos que possuem como objetivo repor rapidamente os estoques de glicogênio que são utilizados durante a prática de exercício – suplementos como a maltodextrina, por exemplo.

E utilizar esse tipo de suplemento pode ser ótimo para atletas profissionais que treinam 2 vezes por dia!

Entretanto, para a maior parte das pessoas que efetivamente vai a lojas de suplementos adquiri-los, a última coisa que elas precisam é de mais carboidratos refinados!)

E é justamente por causa da falta de informação adequada a respeito dos suplementos alimentares que muitas pessoas têm ressalvas a respeito deles.

Todavia, assim como no caso das frutas, a solução não é deixar de consumi-las para todo o sempre – isso seria como jogar fora o bebê junto com a água do banho.

Em vez disso, defendemos uma solução que passa por dois pontos.

O primeiro é sempre buscar mais informação e conhecimento baseado em evidências científicas, de modo que você saiba exatamente o que é cada suplemento, e o que está adquirindo.

E o segundo é que compre apenas em lojas confiáveis e de reputação estabelecida – aquelas que trabalham apenas com as melhores marcas, de modo a garantir que você não esteja “pagando por whey e consumindo farinha”.

Por isso nossa sugestão pessoal é a loja de suplementos Darwin6 – todos os suplemento dos nossos vídeos você encontra lá.

Neste video, por exemplo, usamos o Whey Protein da HTPro.

Quem Pode Fazer As Receitas Low-Carb Com Suplementos

whey protein,proteína,dieta,emagrecer,saúde,hipertrofia,músculos,hipertrofia,muscular,academia,treino,exewhey protein,proteína,dieta,emagrecer,saúde,hipertrofia,músculos,hipertrofia,muscular,academia,treino,exercício,atividade,físicarcício,atividade,física

Basicamente, podemos dizer que as receitas de sobremesas com suplementos são para todos.

Isso porque são elaboradas com ingredientes adequados a uma dieta low-carb, sem qualquer tipo de adição de açúcar ou farinha de trigo.

Porém, conseguimos definir dois públicos que podem se beneficiar delas em especial – e se você lê nosso site, provavelmente se encontrará em um deles.

O primeiro deles são aquelas pessoas que seguem um estilo de vida low-carb e ao mesmo tempo querem poder usufruir de opções mais saborosas – dentre elas, inclusive opções de doces.

E soma-se ao sabor doce o fato de as sobremesas manterem seu padrão low-carb.

Isto é: você pode comê-las sem culpa e ainda se sentir saciado por muito tempo – isso porque (seguindo o conceito LCHF) elas são ricas em proteínas e gorduras, que são nutrientes que promovem maior saciedade.

E, mesmo que você seja praticante da dieta Paleo e fique com o “pé atrás” a ver qualquer coisa sobre suplementos, pode ficar tranquilo.

Pois diversos praticantes e pesquisadores do assunto aprovam o uso de whey protein na alimentação.

O próprio Mark Sisson (idealizador da dieta Primal), por exemplo, reconhece que o uso de whey protein (e de mais alguns suplementos) pode ser adequado a uma alimentação que possua as vantagens da dieta dos nossos ancestrais.

Relacionado: Os 4 Melhores Suplementos Paleo (Aprovados pelo Mark Sisson)

E o Dr. José Carlos Souto, do site Dieta Low-Carb e Paleolítica, admite que “Esta é a sua sobremesa preferida, pelo sabor e facilidade” – mesmo que o whey não seja encontrado na natureza, e nem consumido pelo homem paleolítico.

Já o segundo grupo de pessoas é composto por quem deseja maior hipertrofia muscular – e que, ao mesmo tempo, se importam com sua saúde e querem ter uma alimentação saudável.

Essas pessoas, que podem seguir uma alimentação estilo low-carb por uma parte do tempo (porém não necessariamente o tempo todo), costumam gostar de  comer alimentos saborosos e também apreciam o sabor doce.

E, ao mesmo tempo, não desejam ficar restritas a sobremesas que sejam verdadeiras “bombas” de açúcar e farinha, e sim alimentos ricos em boas fontes de gorduras e proteínas de qualidade.

(Por outro lado, se você não se viu em nenhum dos grupos acima, deixe um comentário ao final do texto e nos conte por que se interessou pelas receitas de sobremesas low-carb com suplementos.)

Tendo dito tudo isso, vamos ao nosso momento preferido do texto: a receita do bolo de coco gelado LCHF – uma deliciosa e inesquecível sobremesa com whey protein.

Receita do Bolo de Coco Gelado LCHF

Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de espera: 3h30 minutos

Macronutrientes (do Bolo Inteiro):

  • Carboidratos líquidos: 44 g (9.9% do total de calorias ingeridas)
  • Proteínas: 100 g (22.5% do total de calorias ingeridas)
  • Gorduras: 134 g (67.6% do total de calorias ingeridas)
  • Total de calorias: cerca de 1780 kcal

Ingredientes:

  • Bolo:
    • 3 ovos
    • 100g whey protein sabor baunilha (nós utilizamos o whey da marca HTPro)
    • 100 ml de leite de coco
    • Suco de 1 laranja
    • 1 colher de chá de fermento
  • Cobertura:
    • 200 ml de leite de coco
    • 200 ml de creme de leite
    • 50 g de coco ralado sem açúcar

Preparo:

  • Bolo:
      • Separar as claras das gemas;
      • Bater as claras até formar clara em neve;
      • Adicionar as gemas, o suco de laranja, o whey protein e o leite de coco e continuar batendo até formar uma mistura homogênea;
      • Colocar o fermento e bater por mais 40 segundos na menor velocidade da batedeira;
      • Despejar a massa numa forma média e untada com manteiga;
      • Levar ao forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos (ou até que fique dourado);
  • Cobertura:
    • Misturar o leite de coco e o creme de leite;
    • Espalhar a mistura sobre o bolo assado, assim que sair do forno;
    • Polvilhar com o coco ralado;
    • Levar a geladeira por 3 horas;
    • Servir.

Você gostou da receita? Uma alternativa que fica bem saborosa também é polvilhar canela por cima do bolo pronto. Fica a sugestão!

Você pode ver, na receita acima, que a porcentagem de calorias de cada macronutriente é bem adequada a dietas com restrição de carboidratos – inclusive, pode ser consumida até mesmo num contexto de dieta cetogênica.

Para obter as informações de calorias e macronutrientes da receitas, consultamos as seguintes fontes:

#1 – Tabela TACO

A Tabela Brasileira de Composição de Alimentos 4a. edição revisada e ampliada, que é organizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Unicamp, contém diversos dados a respeito da composição dos alimentos, e pode ser baixada gratuitamente neste link: http://www.unicamp.br/nepa/taco/tabela.php?ativo=tabela

#2 – Site NutritionData

Este site (http://nutritiondata.self.com/), em inglês, contém diversas informações a respeito dos nutrientes dos alimentos. Utilizamos suas informações quando não foi possível encontrar dados sobre alimentos na tabela TACO ou no rótulo/embalagem dos alimentos.

#3 – Rótulos dos Alimentos

Quando os alimentos ou suplementos vinham em rótulos, levamos em consideração as informações apresentadas.

Claro que você não precisa se preocupar em consultar todas essas fontes e ver as quantidades de carboidratos, proteínas e gorduras de cada alimento, ou do total da receita: nós já fizemos isso para você.

Estamos divulgando as fontes apenas para que você saiba onde pode encontrar informações assim sempre que desejar – e também porque, como sempre, prezamos pela transparência das informações apresentadas.

Onde Comprar Whey Protein e Encontrar as Melhores Marcas?

logo_darwin6_920x280

Para finalizar, deixamos um link com nossa recomendação de loja online para compra do whey protein utlizado na receita: a loja Darwin6.

http://landing.senhortanquinho.com/whey-desconto/

(E a verdade é que, se você comprar por este link, o Senhor Tanquinho irá ganhar uma pequena porcentagem do valor da venda.

Porém isso não significa que você irá pagar mais caro por isso – Muito pelo contrário!

Comprando por este link você consegue aproveitar os descontos que a Darwin oferece exclusivamente para quem chega indicado pelo Senhor Tanquinho: são 5% de desconto automáticos por este link, além de descontos adicionais caso você pague via boleto bancário.

Muito obrigado por clicar no link indicado!

E gostaríamos de aproveitar esta ocasião e agradecer novamente a loja Darwin6 por ter nos fornecido o whey protein concentrado da HTPRO  que utilizamos para o nosso bolo de aniversário!

Save

  • Martín Zamora

    Oi pessoal! Será que se pode substituir o Whey por albumina? Abração!

    • Olá, Martín!

      Obrigado por seu comentário.

      Em termos de macronutrientes a substituição é super válida, porém acredito possa haver algum prejuízo em termos de sabor. Mas vai do seu gosto, achamos que vale a tentativa. =)

      Forte abraço!

  • camila

    Esse bolo posso comer quanto dele?????????

    • Olha, se você conseguir comer metade dele ainda vai estar super low-carb (cerca de 20g de carboidratos líquidos)… mas duvidamos que consiga: ele sacia muito!

      Bom apetite, Camila! ;)