Goji Berry: Simplesmente Tudo

Esta pequena frutinha, que está movendo o interesse de milhões de pessoas ao redor do mundo, chegou há pouco às terras tupiniquins e já virou sensação. Muito famosa e consumida há milhares de anos em território asiático devido à crença em suas propriedades, a Goji Berry – também conhecida como Goji ou Wolfberry, fruto da planta Lycium barbarumé tratada como superpoderosa e utilizada na medicina principalmente da China e da Mongólia há milênios. Suas aplicações são diversas, afinal ela é usada tanto em chás para aumento de resistência como desidratada para aumento da potência sexual, dentre outros efeitos benéficos.

Foi com status de promover o emagrecimento e de ser um superalimento, devido seu grande valor nutricional, que a Goji Berry invadiu o mercado brasileiro há pouco tempo e já se tornou um item muito vendido e procurado, tanto em sua forma desidratada quando em cápsulas. Há também comércio de suplementos como o Goji Actives, entre outros, que surgiram para aproveitar a tendência de consumo da fruta e suas alegadas propriedades.

Como consequência desse sucesso, apareceram muitas informações sobre ela internet afora, porém nem todas corretas e compromissadas com a verdade – e é para corrigir isso que estamos aqui!

Mas será mesmo que este alimento realmente promove todos os benefícios falados por ai?

Neste post o Senhor Tanquinho irá falar tudo sobre a Goji Berry, apresentando e justificando tanto os reais benefícios quantos aqueles nem tão comprovados assim, destruindo os mitos e as informações falsas que você pode ter lido por ai. Nosso objetivo aqui é não te deixar com dúvidas quando o assunto for Goji Berry.

Plantação de Goji Berry no Sudeste Asiático
Plantação de Goji Berry no Sudeste Asiático

 

Goji Berry, Suas Propriedades e Seus Reais Benefícios

Realmente é impressionante pensar que uma frutinha tão pequena como a Goji Berry contenha tantos nutrientes benéficos a nossa saúde. Para começar, citaremos rapidamente quais são para em seguida apresentar detalhadamente cada benefício por eles proporcionado:

  • 19 aminoácidos, incluindo aqueles considerados “essenciais” por não serem feitos pelo corpo humano;
  • 21 minerais, incluindo ferro, zinco e germânio;
  • Vitaminas C, A, B1, B2, B6 e E: podendo apresentar até 50 vezes a quantidade de vitamina C presente em uma laranja e grande quantidade de vitaminas do complexo B;
  • Fonte completa de carotenoides antioxidantes, incluindo betacaroteno, luteína e zeaxantina, sendo a goji berry a maior fonte de carotenoides conhecida;
  • Ácidos graxos essenciais.

Vamos então ao que interessa e apresentar os reais benefícios que todos estes nutrientes contidos na Goji Berry trazem a nossa saúde.

Há grande quantidade de aminoácidos, responsáveis diretamente pela composição das proteínas. Dessa forma, estes aminoácidos atuam não só evitando a perda muscular (efeito anti-catalítico), que pode aparecer dependendo de sua dieta e dos exercícios que você faz, como ainda ajudam a construir músculos e a evitar a flacidez decorrente da idade. Um benefício extra advindo da maior firmeza dos músculos e da pele é a diminuição da celulite, responsável por deixar a mulherada de cabelo em pé. O triptofano, aminoácido componente da serotonina, ainda contribui com a sensação de bem estar.

Já as vitaminas e minerais contribuem principalmente a manter sua imunidade em alta e seu corpo saudável. E suas propriedades antioxidantes, provenientes das vitaminas e carotenoides, ajudam a nos proteger contra doenças do coração, circulatórias, câncer, e ainda evitam o envelhecimento precoce da pele.

Suas fibras ajudam na regulação de nosso intestino além de melhorarem a absorção dos alimentos e consequentemente a eliminação de gordura. Ainda proporcionam, juntamente com os aminoácidos, sensação de saciedade por mais tempo.

Senhor Tanquinho compara
Senhor Tanquinho compara

 

Além disso, a luteína juntamente com a zeaxantina promove uma melhor saúde ocular e protegem os olhos contra os raios de luz. Isso pode diminuir o risco de desenvolver a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), a principal causa de perda de visão e cegueira em pessoas com idade superior a 65 anos.

Já os ácidos graxos contidos na Goji ajudam na síntese de hormônios, regulam o funcionamento do cérebro e sistema nervoso e contribuem para redução dos níveis de colesterol ruim (LDL). Ainda promovem maior sensação de saciedade.

Devido a todos esses nutrientes importantíssimos ao corpo humano, ainda podemos citar várias melhorias proporcionadas a nossas vidas: melhora dos seus níveis energéticos, melhora em seu desempenho em exercícios, aumento da qualidade do seu sono. (Você lembra por que é importante dormir bem?)

Consequentemente, unindo-se todos os benefícios supracitados, quem consome a fruta apresenta maior facilidade ao despertar e para se concentrar em atividades, redução do cansaço e do stress, melhor humor e pressão arterial controlada!

Uma outra qualidade muito exaltada na Goji Berry é sua capacidade de melhorar a potência sexual, porém não existem estudos que comprovem isso. Tal fato pode ser atribuído ao já citado aumento da disposição, da energia e a melhora na circulação sanguínea. Mas não se pode dizer que Goji Berry é responsável diretamente por um melhor desempenho sexual.

Goji Berry em sua versão desidratada
Goji Berry em sua versão desidratada

 

A Goji Berry e o Emagrecimento

Vamos finalmente falar sobre o principal motivo pelo qual as pessoas querem consumi-la: mas afinal, a Goji Berry nos faz emagrecer?

E a resposta é… NÃO!

Pelo menos não diretamente…

A fruta por si só não faria emagrecer, até por ser um tanto calórica apresentando cerca de 256 kcal a cada 100 gramas. Porém, seus inúmeros nutrientes e benefícios podem ter influência nesta chata tarefa rumo ao peso ideal e os motivos são:

  • Efeito de saciedade por mais tempo devido suas grandes quantidades de aminoácidos, fibras e ácidos graxos, ou seja, você poderia muito bem substituir um lanche com pão por um lanche com Goji Berry, além de ser muito mais saudável, você se sentiria saciado por um maior período;
  • Maior eliminação de gordura por causa da grande quantidade de fibras;
  • Maior gasto calórico pois uma vez que a fruta te ajuda a dormir mais, te faz sentir mais disposto e te dá mais energia, você sentirá mais apto a prática de exercícios que auxiliaram na queima de calorias. E isso fará com que você entre num ciclo, afinal, exercitar-se também levará a melhores noites de sono e mais disposição no seu dia a dia.

Desta forma você não só queimará mais calorias como também viverá uma vida mais feliz!

Mas a Goji Berry realmente faz emagrecer? NÃO!
Mas a Goji Berry realmente faz emagrecer? NÃO!

Alguns Estudos Feitos Com a Goji Berry

Um estudo publicado em 1994 pelo Jornal Chinês de Oncologia constatou uma melhora na resposta ao tratamento de câncer em 79 pacientes quando estes passaram a consumiram a Goji Berry regularmente. Isso pode ser explicado pela grande quantidade de antioxidantes presentes nela.

Em 2008, foi publicado no “American Journal Of Clinical Nutrition” um estudo feito com 72 pacientes com risco para doenças cardiovasculares, nele foi comprovada a função protetora da fruta. Após consumirem porções moderadas de Goji Berry por 8 semanas, os pacientes apresentaram uma melhora na função plaquetária de 5,6% contra 0,6% daqueles que não a ingeriram. Sendo as plaquetas responsáveis pela coagulação do sangue, uma melhora em sua função leva a uma diminuição do colesterol ruim e regulação da pressão arterial.

Já em dezembro de 2013, um estudo feito na Universidade de Tuffs, nos EUA, e publicado pelo “Journal Of Nutrition”, evidenciou um aumento no potencial da vacina antigripal em ratos causado pelo consumo da Goji Berry. Segundo o estudo, a fruta aumenta a atividade das células responsáveis por levar os vírus até as células de defesa.

goji berry, emagrecer, saúde, tanquinho
Comprovadamente a Goji Berry aumenta a resistência do organismo

 

Cuidado no consumo!

“Mas Senhor Tanquinho, se essa tal de Goji Berry nos traz tantos nutrientes bons e tantos benefícios a nossa saúde, então eu vou começar a me alimentar só dela, tudo bem?”

Não! Muita calma nesta hora! Apesar dessa pequena frutinha ser tão benéfica, não podemos achar que ela é mágica, que resolve todos os problemas de saúde que temos e previne de tantos outros. Ela deve ser racionalmente adicionada à alimentação do dia-a-dia mas sem substituir outras importantes fontes de nutrientes, como carnes, legumes, verduras, etc.

Isso é um erro muito comum de quem começa a ingerir Goji Berry achando que vai emagrecer rapidamente: a pessoa esquece que existem outros alimentos e a base de sua dieta passa a ser praticamente só composta essa fruta.

Além do mais, a Goji Berry é um tanto quanto calórica (como 100 gramas da fruta desidratada apresenta 256 kcal), então ingestões de grandes quantidades dela podem acabar surtindo um efeito contrário ao que se espera! Exatamente, por ingerir tantas calorias extras na dieta provenientes desta fruta, você pode acabar engordando ao invés de emagrecer.

Não abuse na quantidade de Goji Berry, uma colher já pode ser o suficiente dependendo do seu estilo de vida

dieta, dicas, emagrecer, resultados

“Entendi Senhor Tanquinho, mas então qual seria a forma mais correta de adicionar a Goji Berry a minha alimentação?”

Preferencialmente, o consumo diário deve ficar entre 15 e 45 gramas da fruta desidratada. Sendo o período da manhã ou de pré-treino o mais recomendado. Claro que você pode ingeri-la quando bem entender, mas, devido a suas propriedades “energizantes”, pode trazer problemas na hora de dormir se consumida logo antes de se deitar. Faça um teste e diga você mesmo como seu corpo responde.

Outra dica é beber bastante água junto com a fruta em sua versão desidratada, justamente para que ela seja “reidratada” e possa assim te entregar todos os benefícios prometidos mais os benefícios provenientes da ingestão de água.

Também vale lembrar que além de não poder substituir uma alimentação correta, seus efeitos, segundo os próprios especialistas, não acontecem do dia para noite, então seja paciente e aguarde para poder desfrutar de suas qualidades.

Sucos são uma forma de ingerir a Goji Berry
Sucos são uma forma de ingerir a Goji Berry

 

Como e Onde Comprar Goji Berry?

A fruta é encontrada com facilidade em casas de alimentos naturais e lojas online. Além disso, ela é vendida em três formas:

  • Desidratada: forma mais comumente encontrada;
  • In-Natura: é a própria fruta fresca, difícil de ser encontrada e bem cara;
  • Cápsulas.

Apesar de possuir aroma e sabor diferentes do que nós brasileiros estamos acostumados, isso não é nenhum impedimento para seu consumo, até porque existe a versão em cápsula.   Encontre sua forma favorita de toma-la, seja fazendo um suco, pura, em cápsula, e não perca mais tempo, adicione hoje mesmo esse Superalimento a sua dieta.

Sucos são uma forma de ingerir a Goji Berry

Goji Berry em cápsulas – clique para comprar