Seu Treino: Saiba Quais Resultados Você Deve Esperar

bcaa,suplemento,academia,emagrecer, hipertrofia,massa muscular,músculosmúsculos,

A Dúvida: Por que Não Atinjo Os Resultados Que Desejo?

Os resultados no mundo do fitness acontecem em uma determinada ordem, ou seja, você não pode achar que vai entrar na academia e de uma hora para outra vai emagrecer ou ficar “bombado”.

Ultimamente, muitos de nossos leitores tem nos perguntado sobre isso, o que é algo totalmente normal. Inclusive, esta questão sobre os resultados na academia é uma dúvida que deve afligir muito mais gente.

Foi pensando em todas essas pessoas que resolvemos escrever este post. Esperamos assim acalmá-las e deixá-las animadas na busca por seus objetivos corporais.

Bom, se você está fazendo algum programa de treinamento ou apenas começando suas atividades físicas, obviamente que você deve ler este artigo.

Mas se ainda não começou, vale a pena continuar a leitura, pois mais cedo ou mais tarde isto estará rondando sua cabecinha também.

Então, sobre os resultados…

whey protein,proteína,dieta,emagrecer,saúde,hipertrofia,músculos,hipertrofia,muscular,academia,treino,exercício,atividade,física

Idealmente, com um treinamento bem estruturado, como os que traremos em breve para vocês, e seguido à risca, uma dieta balanceada e boas noites de sono, os resultados tendem a não demorar muito – embora quanto demora varie bastante de pessoa para pessoa.

O ponto é que muita vezes os resultados demoram mais para serem visíveis do que as pessoas estão dispostas a esperar. Consequentemente, as questões aparecem e nossa caixa de e-mail fica lotada (mas tudo bem, adoramos responder vocês!).

Alguns exemplos:

whey protein,proteína,dieta,emagrecer,saúde,hipertrofia,músculos,hipertrofia,muscular,academia,treino,exercício,atividade,física

“Senhor Tanquinho, aumentei 10-15 kgs no agachamento e no levantamento terra, eu me sinto melhor mas ainda peso o mesmo.”

 “As rotinas de treino agora são muito mais fáceis que antes, eu posso fazê-las mais rapidamente e com intervalos menores. Me sinto com muita energia, mas eu queria ver meu tanquinho.”

“Tudo está indo muito bem, Senhor Tanquinho, mas minhas camisetas continuam largas nos braços.”

“Todos me dizem que estou ótimo agora, mas não é o que vejo no espelho.”

Veja bem, resultados podem aparecer rapidamente – às vezes, MUITO rapidamente – mas o “pacote completo” não acontece da noite pro dia. E, mesmo que acontecesse, provavelmente você não “enxergaria” tão drásticas mudanças.

Primeiramente, falando sobre a questão do espelho, você precisa reconhecer e aceitar que, além de ser o seu pior crítico, você provavelmente não vai notar a evolução com clareza, e sabe por quê? Porque vê seu próprio corpo todos os dias (e, às vezes, várias vezes ao dia)! Então, as mudanças graduais serão percebidas primeiramente pelas outras pessoas.

A “Ordem” Dos Resultados: F.P.G.M.

F.P.G.M

Grande parte das pessoas que se matricula em academias e que deseja, com treinamento resistivo com carga (a popular musculação) alterar seu corpo atual, o faz com o intuito de perder gordura.

E funciona! A musculação é uma ótima atividade para auxiliar na perda de gordura.

Todavia, mesmo com os melhores treinamentos disponíveis para acelerar seu metabolismo e, consequentemente, ir ao encontro do emagrecimento, nada pode ser feito para alterar os mecanismos fisiológicos do ser humano.

Traduzindo: Por mais que você queira, mais do que tudo, perder gordura, não é isso que vai acontecer em primeiro lugar. Pelo menos, para a vasta maioria das pessoas, os resultados da academia se darão nesta ordem:

  1.    Aumento da força (você vai conseguir “levantar” cada vez mais peso);
  2.    Melhora da performance (maior tempo ou repetições em cada série);
  3.    Perda de gordura (há diminuição na taxa de gordura corporal);
  4.    Ganho de músculos (finalmente, hipertrofia!).

E essa sequência 1-2-3-4 constitui o que eu costumo chamar de FPGM – que é a verdadeira sequência do progresso – o qual acaba acontecendo nesta ordem, sempre.

Mesmo que algumas dessas coisas ocorram ao mesmo tempo, FPGM será a ordem em que eles acontecem preferencialmente.

Excetuando-se praticantes avançados ou os raríssimos casos de mesomorfos puros (onde a coisa será um pouco diferente), o que acontece para a maioria de nós é o F.P.G.M.

É importante mantermos esse conceito em mente, de modo a não nos desapontarmos com resultados que são exatamente o esperado!

E, já que esse conceito é tão importante, o Senhor Tanquinho gosta de usar a sigla para facilitar a memorização. F.P.G.M.: Fácil de lembrar, não é? E para tornar ainda mais fácil, segue uma imagem para você:

Será Que As Coisas Não Estão Mesmo Dando Certo?

whey protein,proteína,dieta,emagrecer,saúde,hipertrofia,músculos,hipertrofia,muscular,academia,treino,exercício,atividade,física

Força é a primeira coisa a aumentar, por vários motivos. E, acredite ou não, a maioria deles nada tem a ver com aumentar a força atual, mas sim com sua habilidade de acessar sua força. Já foi dito que a força é uma habilidade.

Isso quer dizer que, quando você está treinando com pesos, você não só está aumentando sua força como também sua habilidade de levantar os pesos. Quanto mais você prática, mais rapidamente você aumentará essa característica.

A esse fenômeno, damos o nome de aprendizagem motora: você está treinando suas unidades motoras para lidar com esta tarefa.

Além disso, está melhorando sua eficiência neurológica, ou a habilidade com que seu sistema nervoso lida com essas unidades motoras quando elas são requisitadas.

Para os iniciantes, isso acontece de maneira mais rápida. Assim como em muitas áreas, vale a máxima: quanto menos você sabe, mais clara e aparente é a evolução.

Claro, você estará ficando forte, mas a rápida evolução que se vê inicialmente nas cargas que aguenta está mais intimamente ligada ao aumento da sua eficiência no recrutamento das fibras musculares do que ao crescimento das fibras em si.

(Nesse contexto, talvez fosse melhor falar em “aumento de carga” ao invés de “aumento de força”, mas vocês entenderam a ideia…)

Após a força, vem a performance. E por performance me refiro a qualidades como resistência, capacidades aeróbicas e anaeróbicas, e coordenação. Isso é fácil de entender: quanto mais exposto ao stress você é, mais acostumado a esse stress seu corpo fica.

bcaa,suplemento,academia,emagrecer, hipertrofia,massa muscular,músculosmúsculos,

Essa relação se verifica, também, no treinamento com pesos – no qual você gradualmente se adapta a esse novo nível de fadiga. Simplificando, você vai ficar melhor (ou “mais acostumado”) a uma certa rotina a cada treino que você faz.

Isso leva a um aumento na taxa de perda de gordura. Mesmo que provavelmente você perca um pouco de gordura logo quando começar a treinar, os reais progressos neste quesito devem iniciar após 2 ou 3 semanas.

Afinal, você estará se adaptando, será capaz de executar os exercícios com mais intensidade. Combinando isso com os pesos cada vez maiores que você estará levantando, o gasto calórico certamente será muito maior no, digamos, 25º dia de treinamento do que foi no 1º.

Finalmente, temos o ganho muscular. Hipertrofia é, infelizmente, muito mais lenta que o processo de perda de gordura.

Ela requer tanto um treino específico quanto uma dieta especial. Desse modo, tenha em mente que,devido a esse processo ser mais específico, ele também demora muito mais para acontecer.

Ah, tem outra coisinha a se considerar: mesmo que você treine visando a outros objetivos, estas coisas continuarão a acontecer nesta sequencia – FPGM, não importa qual sejam eles.

Por exemplo, se estiver querendo emagrecer, ganhar massa muscular também será interessante, veja por que.

Mas obviamente que essa nossa sequência estará sujeita a pequenas diferenças, por exemplo: se você está fazendo uma dieta para ganho muscular, você não terá tanta perda de gordura, mas tanto sua força quanto sua performance aumentarão antes que você comece a ganhar massa muscular.

Concluindo…

bcaa,suplemento,academia,emagrecer, hipertrofia,massa muscular,músculosmúsculos,

A lição deste artigo é: seja um pouco mais paciente. Nós sabemos que isso é difícil, mas acreditamos que entendimento do processo pode te ajudar nesta tarefa. Finalmente, podemos dizer:

  • Não fique chateado se você “só” estiver ficando mais forte mas ainda não tiver conseguido perder tanto peso quanto gostaria;
  • Não fique chateado se você estiver “mandando muito” nos treinos, se sentindo melhor e com mais energia, só porque a balança diz que você perdeu somente 2 ou 3 kg (o que, por sinal, é muita coisa!);
  • Não fique chateado se você estiver ficando mais forte, mais magro e mais atlético mesmo que ainda não tenha conseguido ganhar tantos músculos quanto esperava.

E mais importante de tudo:

  • Não fique chateado se todo mundo estiver dizendo que você está ótimo agora – mesmo que você ainda não consiga ver isso.

Todas estas coisas acontecerão em breve, não desanime, você vai atingir exatamente a meta que traçou. MAS elas irão acontecer numa ordem: FPGM!

Então, parabéns! Você tem todo o direito de se sentir orgulhoso do progresso que teve até agora, orgulhoso pelo progresso que almeja para próximas semanas e, principalmente, orgulhoso por estar com aparência ainda melhor hoje do que ontem – e pode acreditar, você realmente está!

  • Marcos Paz

    Ótimo texto, me deu uma visão diferente, de como as coisas podem acontecer!

    • Obrigado pelo comentário, Marcos!

      Ficamos felizes que tenha gostado do texto. Esperamos que lhe tenha sido útil. =)

      Forte abraço

  • Ola Aline!

    De modo geral não existem diferenças entre os treinos. Claro que se você quiser algo a nível profissional essas diferenças existem sim (um fisiculturista, por exemplo, possui mais volume muscular que um levantador de peso, mas realiza exercícios com muito menos carga), mas essas diferenças devem ser levadas em conta apenas em um estágio muito avançado.

    Para nós que treinamos a nível amador o importante é sempre focar em realizar os exercícios de maneiras corretas, pegando uma boa carga e tendo uma boa execução.

    Espero ter ajudado!

  • Juliana Stiffdt Jacobsen

    Que texto mais amável. Me deu um up , além de ser didático! ;)

    • Ola Juliana! Muito obrigado

      Ficamos felizes em ver que pudemos te animar com nosso texto :)

      Abraços e estamos a disposição para o que precisar