Como Fazer Barrinhas de Prestígio Low-Carb (Mais: 3 Receitas de Doces Low-Carb Para Ativar Sua Criatividade Na Hora da Sobremesa)

sobremesas low-carb (1)

“Se você está cansado de recomeçar, pare de desistir”

Se você acompanha o Senhor Tanquinho há algum tempo, sabe como nós gostamos de elaborar receitas saborosas que facilitem a adoção de um estilo de vida saudável com mais facilidade e prazer.

E talvez também saiba que, para ajudar a divulgar essas delícias saudáveis, postamos várias dessas receitas em nosso canal do YouTube, e sempre tentamos trazer alguma variação para deixar a sua vida mais fácil.

Fazemos desde receitas com whey (para quem não aguenta mais tomar shakes sem graça) até receitas para ocasiões festivas como a Páscoa (como esta receita tipicamente portuguesa de bacalhau low-carb), passando por nossas receitas favoritas de café da manhã low-carb.

Sendo que nossas duas maiores alegrias com a gravação dessas receitas são:

#1 – Experimentar saborosos pratos com a desculpa de que é nosso trabalho ;)

#2 – Ajudar você a ter cada vez mais sucesso com o estilo de alimentação que você escolheu.

E é por isso que estamos abraçando um novo projeto.

E, antes de entrarmos em detalhes desse projeto, quero te dar aqui uma receita exclusiva e deliciosa desse nosso novo trabalho.

Receita: Barrinhas de Coco Paleolíticas “El Secreto De Sus Ojos”

Tempo de preparo: 20 minutos

Tempo de espera: 20 minutos

Quantidade de carboidratos por barrinha: 4g

Ingredientes (8 barrinhas):

Barrinhas:

  • 2 xícaras de coco ralado sem açúcar
  • ¼ xícara de óleo de coco amolecido
  • 2 colheres de sopa de néctar de coco (opcional)
  • Amêndoas torradas e trituradas a gosto (opcional)

Cobertura:

  • 100 gramas de chocolate 70% cacau em pedaços
  • ½ colher de sopa de óleo de coco

Preparo:

  • Colocar os ingredientes das barrinhas em um processador de alimentos e bater durante vários minutos;
  • Experimentar a mistura e adoçar a gosto;
  • Despejar a massa das barrinhas em uma assadeira coberta com papel manteiga e espalhar uniformemente;
  • Espalhar as amêndoas por cima da mistura;
  • Colocar a forma na geladeira ou no freezer para acelerar o processo de solidificação;
  • Enquanto isso, derreter o chocolate com o óleo de coco;
  • Quando a mistura que está refrigerando estiver sólida, cortar em pedaços do formato desejado, e retirar o papel manteiga;
  • Mergulhar os pedaços cortados no chocolate, deixando escorrer o excesso de volta antes de colocar em papel manteiga ou vegetal para solidificar;
  • (Opcionalmente, você pode apenas espalhar cobertura de chocolate por cima de toda a forma, deixando de lado o processo de imersão.)
  • Servir (ou congelar para comer quando desejar).

Viu como pode ser gostoso comer sobremesas naturais, com poucos carboidratos e sem nem ao menos utilizar adoçantes?

Isso que a receita ainda poderia ser acrescentada das amêndoas… mas estávamos sem no dia em que a fizemos.

Esperamos que você goste da receita – e, se gostar, pode ficar tranquilo: porque ela é apenas o começo de um novo projeto.

Nosso novo projeto: Receitas de Sobremesas Low-Carb

sobremesas low-carb (1)

A ideia desse projeto de sobremesas low-carb surgiu ao percebermos que muitas pessoas seguiam uma dieta low-carb quase que perfeitamente, e com isso começavam a ver diversos resultados e benefícios, como:

  • Maior sensação de bem-estar,
  • Maior sensação de saciedade (menos fome),
  • Perda de peso e de medidas corporais,
  • Queima de gordura corporal e emagrecimento.

Dentre muitos outros.

Entretanto, muitas vezes essas pessoas não conseguiam passar ao próximo nível de resultados e de evolução corporal devido a um único principal fator.

Porque elas até conseguiam abandonar o trigo e o glúten na maior parte do tempo, porém estavam tendo dificuldades em ficar sem o sabor doce, principalmente na hora da sobremesa.

E é claro que a pessoa pode simplesmente continuar saboreando suas sobremesas favoritas (e nada low-carb) em um eventual dia do lixo – e ainda colher os benefícios dessa prática.

No entanto, muitas pessoas não se sentem confortáveis com isso: para elas, simplesmente não faz bem voltar a consumir os mesmos alimentos que anteriormente causavam compulsão alimentar.

Então, qual seria a solução?

Evidentemente, o ideal seria encontrar e adotar o uso ocasional de sobremesas low-carb.

O que Buscamos em uma Sobremesa Low-Carb

sobremesas low-carb (2)

Certamente, existe todo o tipo de doces e quitutes que poderiam ser classificados como sobremesas low-carb.

(Inclusive, sobremesas low-carb podem ser uma ótima alternativa para lidar com a vontade de doces em uma dieta low-carb.)

No entanto, a nossa ideia não é falar para as pessoas comerem apenas gelatina 0, ou “trocar por uma fruta” – mas sim permitir sobremesas gostosas de verdade – sem aquela impressão de se estar fazendo dieta.

E focamos em receitas saborosas tanto porque isso vai ajudar você a não desistir da dieta quanto porque, oras, comer comida gostosa é muito melhor!

Sendo assim, a intenção é proporcionar um sabor doce ocasional, sem que você tenha que abandonar a sua dieta low-carb, nem tenha que voltar a consumir os alimentos que desencadeavam compulsão alimentar.

Isto é, poder consumir um prato doce saboroso, sem que para isso você tenha que deixar de lado a nova filosofia alimentar que guia o seu atual estilo de vida.

Outro fator importante para nós é que sejam sobremesas que não tenham “cara de dieta” – isto é, sobremesas que você pode servir tranquilamente para a família e amigos, com a certeza de que eles vão apreciar…

Assim, você ainda pode conseguir convencê-los de que se alimentar de uma maneira mais natural e saudável, conforme evoluímos para comer, pode sim ser bem saboroso.

E, por fim, outra intenção com as sobremesas low-carb é aumentar a sua aderência à dieta.

O que queremos dizer com isso é o seguinte: sempre gostamos de mencionar que “a melhor dieta é aquela que você consegue seguir”.

(Tanto é por isso que a dieta low-carb faz tanto sucesso, porque permite às pessoas comerem pratos gostosos e terem resultados significativos, sem que para isso tenham que comer de 3 em 3 horas ou passar fome.)

E, se comer uma sobremesa de vez em quando for te ajudar a se manter nessa dieta – isto é, se esse for um fator que vai sim “tornar essa dieta uma que você consegue seguir”… Bem, então apoiamos 100% essa iniciativa.

Mas Senhor Tanquinho, e os Adoçantes?

Fotos produzidas pelo Senado

Essa é uma excelente pergunta, e inclusive desejamos abordá-la com mais profundidade em um artigo futuro.

No entanto, apenas para não deixar o assunto sem nenhuma resposta, vamos colocar aqui alguns destaques de um excelente episódio do Podcast Tribo Forte, no qual o Dr. José Carlos Souto aborda alguns pontos extremamente importantes sobre os adoçantes no contexto da dieta baixa em carboidratos – e vamos agora destacar dois deles.

O primeiro ponto é que os adoçantes podem ser divididos em 3 tipos principais:

  1. Adoçantes calóricos e naturais: o açúcar de mesa, o mel, o agáve, maple syrup;
  2. Adoçantes não-calóricos e artificiais: aspartame, sucralose, splenda e afins;
  3. Adoçantes não-calóricos (ou minimamente calóricos) e naturais: xilitol, eritritol e stevia.

Ou seja, os adoçantes pertencentes ao grupo 3 são os que mais nos interessam no contexto de dietas baseadas em uma alimentação o mais natural possível – como no caso da dieta paleo.

E o segundo ponto é que os adoçantes não devem ser a base da sua alimentação.

E tampouco os pratos doces em geral.

No entanto, para fazermos uma comparação, as bebidas alcoólicas também não devem ser a base do que você bebe no dia a dia, e mesmo assim certamente existe espaço para vinhos e drinks low-carb em uma dieta.

E, igualmente, as sobremesas – que, como dissemos, não recomendamos que sejam consumidas diariamente – ainda conseguem achar seu lugar de glória, no qual podem ser um regalo ocasional para você e para o seu paladar.

Destacamos esses dois pontos relevantes desse episódio do Podcast, porém ele ainda tem bastante conteúdo interessante para te ajudar a viver melhor.

Então, para ver a entrevista completa gratuitamente, basta você clicar aqui.

E, acrescentando sobre esse conhecimento tão valioso que o Dr Souto e o Rodrigo trouxeram, queremos adicionar nossa contribuição e passar um pouco da nossa visão pessoal sobre o assunto dos adoçantes.

E uma observação que queremos fazer é a de que o paladar é, certamente, um gosto aprendido.

E, ao se livrar do verdadeiro vício em açúcar que muitas pessoas possuem, em pouco tempo você vai começar a desejar sobremesas menos doces, em que consegue sentir melhor o sabor de cada ingrediente.

Sendo que um exemplo simples dessa progressão pode ser vista no caso do chocolate: o chocolate ao leite pode ser substituído aos poucos pelo meio amargo.

Depois disso, é um “pulo” para o chocolate 70% cacau, e muitas pessoas ainda escalam ainda mais e optam pelo chocolate 85% cacau.

Esse exemplo, assim como no caso do cafezinho (que nós mesmos preferimos tomar sem adoçar), diz respeito a apreciar com mais atenção cada componente da sua alimentação, notando as diferentes sutilezas e notas no sabor dos alimentos – sem que ele seja mascarado por trás de uma grossa camada de açúcar (ou adoçante…).

E, por fim, se você tem alguma preocupação sobre os adoçantes naturais como xilitol e eritritol elevarem sua insulina ou te tirarem do estado de cetose, sugerimos que leia este artigo aqui: Será Que Isso Vai Me Tirar da Cetose? 

(Especificamente, procure a pergunta sobre adoçantes.)

Entretanto, como você pode ver na receita acima – das barrinhas de prestígio “el secreto de sus ojos”-, é bem possível comer sobremesas saborosas e que não usam adoçante nenhum.

Como ter acesso a mais Receitas de Sobremesas Low-Carb?

photo_2016-04-29_18-35-29

Conforme mencionamos ao longo do texto, acreditamos que contar com receitas de sobremesas low-carb pode ser extremamente valioso para o seu arsenal de dieta.

Por isso, estamos trabalhando em um material para que você possa conseguir manter a dieta pelo resto da vida, atingindo o corpo que você deseja e merece.

Para que você não fique nunca mais em dúvida do que comer quando tiver vontade de preparar uma sobremesa gostosa e low-carb ao mesmo tempo.

Estamos finalizando uma série de vídeos gratuitos com receitas de sobremesas low-carb – para as quais você ainda pode baixar a receita com foto e instruções detalhadas clicando aqui.

E, mais ainda, acabamos de pessoalmente testar e compilar mais de 51 delas, para fornecer um material completo e acessível.

Assim, você terá acesso às melhores receitas de sobremesas low-carb, para inspirar e garantir a variedade e o prazer que você merece, pelo resto da sua vida.

Visite essa página aqui e saiba mais informações sobre esse projeto.

Estamos juntos nessa jornada, combinado?

E, para nos passar a mensagem de que você deseja de fato ter acesso a mais sobremesas low-carb, compartilhe este artigo.

Porque esta é a melhor maneira de sabermos que você tem interesse em dividir esse tipo de conhecimento com outras pessoas igualmente comprometidas em emagrecer comendo com prazer.

Até o próximo artigo!

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save