Conheça a Planilha do Emagrecimento e Comece A Emagrecer Sem Fazer Esforço

 mulher usa planlha para emagrecer com resultados surpreendentes

Você deve conhecer pessoas que desejam emagrecer. Até aí, tudo bem – afinal, é um desejo muito comum. Nosso site mesmo apresenta dicas, dietas(inclusive te ajudando a escolher a correta), exercícios, e até receitas para ajudar as pessoas que pretendem atingir esse objetivo – e, pelo feedback que temos recebido, está dando bem certo!

No entanto, outra coisa muito comum são pessoas que realmente não têm afinidade com academia e dietas. Ouvimos depoimentos de pessoas que entram e saem de dietas*, matriculam-se na academia (clique e aprenda a fazer uma boa escolha) e param de ir… Enfim, há inúmeros relatos. Muitos deles, inclusive, de pessoas que conseguem emagrecer, quando seguem um plano específico, e depois recuperam o peso todo novamente – o chamado efeito sanfona.

Então, para essas pessoas, existe uma solução que pode parecer até mágica de tão simples – e que, mesmo assim, funciona na maioria dos casos. É “a” solução a se adotar quando nada mais funciona. Quanto tudo dá errado, isso pode dar certo! Estão preparados?

E a solução “mágica” é… não fazer absolutamente nada!

Não, você não leu errado, prezado leitor! Basta “Não fazer nada” que os resultados virão. Mas calma, não é tão simples assim…

A Planilha Secreta do Emagrecimento

emagrecer,planilha,saúde,dieta,emagrecimento,perder peso,tabela

Peguemos o caso de Phil Libin, por exemplo – conforme abordado por Tim Ferriss em seu livro 4 Horas para o Corpo.  Ele era mais uma dessas pessoas que mencionamos anteriormente, que sofria com o efeito sanfona e o excesso de peso. Então, um belo dia, ele decidiu não fazer mais nada… isto é, nada além de estar ciente de seu peso atual, e de ter uma meta.

Phil, que pesava cerca de 117 kg, pensava que seu peso ideal seria algo em torno de 104 kg. Sendo assim, ele abriu uma planilha em seu computador e anotou esses dados. Determinou, então, que deveria emagrecer esses 13 kg em até dois anos.

Foi então que ele criou a planilha. A linha central azul representava seu peso diminuindo progressivamente, dia após dia. Você pode ver que não é uma curva muito acentuada – isto é, nada de sacrifícios ou truques mirabolantes.

emagrecer,planilha,saúde,dieta,emagrecimento,perder peso,tabela

Após ter determinado a curva azul (central), Phil adicionou as linhas superior e inferior (linha verde e linha vermelha). Esses seriam os limites dentro do qual seu peso deveria estar, para que ele soubesse que, mesmo que se desviasse um pouquinho do seu “peso ideal” para o dia, ainda estava num bom caminho.

Certo, agora Phil tinha essa bela planilha em mãos – e você também tem a sua, certo?

“Certo, Senhor Tanquinho. E agora que tenho a planilha, o que eu faço?”

emagrecer,planilha,saúde,dieta,emagrecimento,perder peso,tabela

O que Phil fazia era se pesar, sem roupas, no mesmo horário, antes do café da manhã. É bastante importante fazer isso sem roupas (cujo peso pode variar e afetar os dados que você for anotar) e na mesma balança** (ficar trocando de balança pode afetar suas medidas, também).  Todos os dias, ele se pesava algumas vezes seguidas, e anotava a média das pesagens em sua planilha. Apenas isso.

Phil relata que não fez esforço algum para mudar seus hábitos – na verdade, fez esforço para não mudar:

“Fiz um esforço consciente para não mudar a minha dieta ou meus exercícios durante esse experimento. Isto é, continuei comendo o que quisesse e não me exercitei absolutamente nada. O objetivo era ver o quanto apenas a consciência da minha situação diária afetaria meu peso. Eu suspeito que essa consciência tenha afetado milhares de mini-decisões que fiz durante o período do experimento, embora eu não possa distinguir quais exatamente.”

Ele ainda afirma que tratou com igual severidade tanto desvios para cima quanto para baixo das linhas limites:

“Os únicos momentos em que eu tomei alguma ação deliberada foram as poucas vezes [como podemos ver no gráfico] em que meu peso ficou abaixo da linha limite inferior. Quando isso ocorreu, eu comia donuts e ‘porcarias’ em geral, para garantir que estaria de volta à zona de segurança***. Foi muito divertido! Imagino que eu também teria feito o contrario, isto é, comido menos, caso meu peso estivesse acima da linha de peso máximo – porém, isso nunca ocorreu. A ideia não era perder peso rapidamente, mas sim verificar se eu podia perder de maneira consistente e sem esforço”.

Concluindo…

emagrecer,planilha,saúde,dieta,emagrecimento,perder peso,tabela

Com esse relato, podemos perceber que acompanhar sua situação pode trazer resultados impressionantes – mesmo que, como o caso de Phil sugere, isso aconteça graças a uma planilha e algumas decisões talvez subconscientes. Isso só aponta, mais uma vez, para a importância de anotar seus resultados. 

Sendo assim, leitores, queremos ressaltar que a ideia deste post não é, de maneira alguma, desincentivar seus esforços de dietas e de exercícios. Até porque, adotando os métodos que divulgamos, seu processo de perda de peso provavelmente será mais rápido e muito mais saudável do que seguindo o caminho de Phil. Nosso objetivo então, é duplo:

      • Mostrar que não existe apenas um caminho que pode ser seguido na busca de um corpo com mais vitalidade e saúde. O Senhor Tanquinho ressalta que sempre respeitará diferentes estratégias, pois elas funcionam melhor para diferentes pessoas;
      • Mostrar como essa simples planilha auxiliou Phil em sua jornada. E, pela facilidade envolvida, acreditamos que ela pode ser útil para você também. Para isso, insira seu email abaixo e baixe a planilha de Phil (já traduzida e otimizada pela equipe do Senhor Tanquinho) para descobrir se esse método funciona para você.
Clique aqui para receber sua cópia exclusiva da planilha.

emagrecer,planilha,saúde,dieta,emagrecimento,perder peso,tabela

*Em parte, isso ocorre porque as pessoas não sabem o que é uma dieta ou escolhem uma que não é fácil de seguir. Nossa experiência demonstra que, para iniciantes, uma dieta com poucas regras e com permissão para comer o que quiser, como a dieta slow carb, tem mais chances de funcionar.

**Para facilitar sua vida, sugerimos que compre uma balança. Não é um investimento caro (veja por que), ainda mais se pararmos para pensar: Com apenas um pagamento, você vai poder perder peso, sem gastar com academia, personal trainer, etc, e ainda vai ganhar uma linda balança “de brinde”!

***Interessante notar como essa ideia pode ter, na verdade, ajudado Phil a perder ainda mais peso, lembrando bastante o conceito de um dia do lixo.

  • JOYCE GONÇALVES

    MUITO BOM!! TO ADORANDO AS DICAS E TUDO QUE E POSTADO,TEM ME AJUDANDO A ALCANÇAR MEU OBJETIVO QUE E PERDE PESO COM SAÚDE E CONSCIÊNCIA..UM GRANDE ABRAÇO!!!

    • Obrigado pelo elogio, Joyce! Esperamos poder ajudar cada vez mais! Forte abraço!

  • Joseane Monteiro

    Olá! Muito obrigada pelo conhecimento compartilhado. Tenho uma dúvida: ao preencher a tabela com as medidas, o gráfico será gerado automaticamente, como acontece com a soma do IMC?

    • Joseane, bom dia!

      Sim, o gráfico será gerado automaticamente conforme você for completando os pesos e medidas.

      Esperamos ter ajudado!