Tecnonutri — Como Usar Este App Para Emagrecer

Uma máquina é capaz de realizar o trabalho de 50 homens comuns. No entanto, nenhuma máquina é capaz de realizar o trabalho de um homem extraordinário.”

Elbert Hubbard

Pode não parecer, mas a frase acima sobre tecnologia tem tudo a ver com o App Tecnonutri, que é o assunto de hoje — e por dois motivos.

O primeiro é que ela nos lembra do real poder que a tecnologia possui para transformar nossas vidas — podendo facilitar a maneira com que fazemos várias tarefas mecânicas e repetitivas.

E o segundo é que a frase nos adverte que, mesmo com todo esse poder, tecnologia jamais será páreo para pessoas fora do comum.

Nós já tratamos com alguma regularidade do trabalho de pessoas fora do comum — trazendo profissionais incríveis para o nosso podcast há mais de dois anos.

(Veja os episódios com Dr. Souto, Dr. Rodrigo Bomeny e Dra Janaína Koenen para ter uma noção de quão extraordinárias essas pessoas são.)

Então hoje vamos mostrar o tipo de trabalho com que a tecnologia realmente pode te ajudar — com o aplicativo para celular Tecnonutri.

O fato é que a equipe do Tecnonutri nos convidou a testar o app, para vermos se realmente seria um recurso útil para pessoas que seguem uma dieta low-carb ou cetogênica.

Então nós baixamos o App, entramos no plano Premium, e te mostramos o passo a passo abaixo.

Sendo assim, gravamos um vídeo (e vamos explicar via texto também) para te mostrar os principais recursos, inclusive as configurações e recursos de:

  • quantidade de carboidratos,
  • jejum intermitente,
  • cardápios low-carb,
  • lista de compras, 
  • receitas práticas, 
  • receitas doces,
  • desafios,

e muito mais.

O vídeo completo está disponível abaixo — mostramos tela a tela tudo o que você tem de fazer para usar o app da melhor maneira possível.

E deixamos os comentários e funcionalidades listados em forma de texto.

Espero que este artigo seja útil a você — e, antes de explorarmos juntos este app, deixamos aqui apenas um lembrete.

O de que, se você quiser usar o celular de maneira ainda mais inteligente, pode entrar no nosso canal do Telegram para mais conteúdos e dicas exclusivas gratuitamente.

Dito isso, vamos explorar o Tecnonutri.

Tecnonutri — Primeiros Passos

O primeiro passo, obviamente, é baixar o app Tecnonutri para celular.

Você pode baixá-lo tanto para celulares Android quanto para iPhone — basta clicar aqui.

Depois disso, deve criar a sua conta. Não se preocupe: criar a conta é grátis e rápido (e você pode logar com o Facebook também).

Feito isso, um bot / robô da Tecnonutri (chamado Jéssica) vai te orientar durante todo esse processo.

Achei muito bacana que o robô pergunta o quanto você sabe sobre dieta low-carb, se já fez a dieta antes, e permite escolher algumas opções de dieta.

No caso, o plano comum estabelece uma dieta daquelas tradicionais, de contar calorias.

Mas também existem variações de dietas low-carb disponíveis no app.

Eu selecionei a opção “Força total na dieta”, que nada mais é do que uma dieta cetogênica.

Nessa opção, o aplicativo me alocou 35g de carboidratos líquidos por dia. 

(Carboidratos líquidos são os carboidratos que seu corpo efetivamente digere, o que exclui coisas como fibras, além de alguns açúcares de álcool como xilitol e eritritol.)

Além dessa quantidade de carboidratos, você também recebe uma quantidade de proteínas e gorduras a ingerir por dia.

Neste momento, pode ser que você tenha a seguinte pergunta.

Legal, mas como eu transformo estes números em alimentos, coisas que eu efetivamente posso comer?”

O app te ajuda com isso também — usando os dados que você forneceu (como opção de dieta, e peso) para montar um cardápio low-carb.

Tecnonutri — Cardápio

Ao nosso ver, esta é uma das funções mais úteis do Tecnonutri.

Porque sabemos que muitas pessoas têm dificuldades em montar cardápios low-carb saborosos e variados.

Sendo que o Tecnonutri automaticamente monta opções de cardápios baseado no seu limite pessoal de carboidratos, proteínas e gorduras.

Dessa forma, o aplicativo te mostra sugestões de menus para um dia que vão mudando — assim você nunca vai enjoar, nem ter a sensação de que é uma dieta repetitiva.

Os cardápios estão disponíveis no app — mas a Tecnonutri também manda emails diários com sugestões para sua alimentação no dia seguinte.

Eu gostei dos lembretes por email. Porque o fato é que, ao longo dos dias, eu às vezes me esquecia de usar o aplicativo da Tecnonutri (afinal, pode ser difícil criar um novo hábito).

No entanto, (uma vez que eu abro meu email todos os dias) as mensagens da Tecnonutri serviram como um lembrete para usar o app e anotar o que eu estava ingerindo.

E ainda deram boas opções de cardápios — que eu não segui à risca (já vou te contar por quê).

Antes, note que os cardápios padrão contam com várias refeições ao dia — mas que não necessariamente você precisa fazer todas elas.

Por padrão, o Tecnonutri monta cardápios com:

Por um lado, é muito bom ter opções para todas essas refeições.

Afinal, é poderoso ter a noção de quanta comida gostosa podemos comer em um menu de 1 dia da dieta cetogênica.

Por outro, eu já estou acostumado a pular o café da manhã quase todos os dias.

E, dado que comer várias vezes ao dia não traz nenhum benefício de saúde adicional, prefiro continuar com o que me acostumei.

Felizmente, é bem fácil usar o app para anotar apenas as refeições que você efetivamente faz.

E, com base nas refeições que você fizer, vai conseguir montar uma lista de compras low-carb.

Como nós usamos os cardápios

Durante todo o nosso período com o Tecnonutri, não teve nenhum dia em que fizemos o cardápio exatamente conforme ele sugeriu — e tudo bem. Nada de errado com isso.

Acontece que, como dissemos, não nos alimentamos tantas vezes por dia quanto ele sugeriu.

Além disso, as sugestões que ele fornece certamente eram saborosas. No entanto, muitas vezes não eram do nosso agrado — por simples questão de gosto, ou porque daria muito trabalho fazer todas aquelas preparações.

(Para você ter uma noção de como valorizamos a simplicidade, veja o vídeo abaixo —  em que cozinhamos o cardápio low-carb da semana toda em apenas 3 horas.)

Então, o que fizemos foi o seguinte

  1. olhamos as sugestões de alimentos para as principais refeições do dia,
  2. retiramos as opções de lanches, petiscos, e café da manhã (pois fazemos apenas almoço e jantar)
  3. aumentamos a quantidade de alimentos como carnes e ovos, e
  4. reduzimos a variedade de vegetais (mas aumentamos a quantidade dos que efetivamente comemos).

Dessa forma, era bem fácil anotar os alimentos low-carb que nós efetivamente consumimos — e ainda ficar dentro das metas fornecidas pelo aplicativo.

Sendo que nós focamos especialmente na quantidade de carboidratos — pois fazemos uma variação da dieta cetogênica que é mais rica em proteínas.

E caprichamos nos legumes e folhas de baixo carboidrato — para, com esta combinação, ter uma maior sensação de saciedade.

E é essa “ausência de fome” (que pode inclusive ser um sinal de que você está queimando gordura) que faz com que seja tão fácil para nós pular refeições.

O que nos leva ao próximo tópico: o jejum intermitente.

Tecnonutri — Jejum Intermitente

Você sabe o que é jejum intermitente?”

É isso que a bot Jessica vai te perguntar. Porque ela quer descobrir:

Com base nesses dados, ela vai sugerir algumas formas de praticar o jejum (por exemplo, no formato Eat-Stop-Eat, dois dias por semana).

Se você já faz jejum há algum tempo, e está acostumado com essa prática, então provavelmente você não vai usufruir tanto dessa função. 

Por outro lado, se você quer começar a praticar o jejum, então essa função pode ajudar ou mesmo te incentivar durante os primeiros.

Mas sempre vale a pena lembrar que não acreditamos que você precise jejuar buscando algum tipo de “número mágico” de horas nem nada assim, conforme falamos no vídeo com os nossos 5 mandamentos do jejum intermitente.

De toda forma, você pode optar por experimentar essa função.

Se gostar, é uma funcionalidade a mais do app — e, se não gostar ou não quiser usar, tudo bem também, você não vai ter nenhum prejuízo com relação ao restante da experiência.

Tecnonutri — Outras Funções

O app Tecnonutri ainda tem algumas outras funcionalidades, como os desafios, o monitoramento da ingestão de água e de peso, e o famoso chá Tecnonutri.

Desafios do Tecnonutri

Os desafios são diversos — incluindo desde se alimentar seguindo cardápios específicos (“dieta mediterrânea simplificada”)…

Até desafios mais úteis e adequados à manutenção de um estilo de vida — como a ideia de “fim de semana sem pisar na jaca”.

(O que faz total sentido, dado que é nos finais de semana que a maior parte das pessoas costuma sair da dieta.)

No caso, o desafio de “final de semana sem pisar na jaca” consiste em fazer alguma receita low-carb diferente — para que você consiga sair da rotina, comendo algo diferente da “carne com salada” de todos os dias, e ainda se mantendo na dieta.

Por exemplo, você pode fazer uma pizza low-carb para seu sábado à noite, ou uma sobremesa low-carb para que você tenha a sensação do sabor doce sem com isso comer montes de açúcares.

Neste aspecto, os desafios podem ser úteis. Apenas vale o cuidado para não abusar da função de “desafios” do Tecnonutri e ficar pulando de galho em galho (ou de dieta em dieta) e esquecer do real objetivo de tudo isso: transformar em um estilo de vida.

Monitoramento da ingestão de água

Com esta função, você pode anotar quanta água bebe, e até mesmo definir notificações para lembrar de beber água ao longo do dia.

Para nós, essa função não foi muito útil — pois costumamos trabalhar com uma garrafa de água sempre ao lado, e beber dela conforme a sede vier.

Mas, se você sabe que ingere pouca água, pode ser útil usar esta função — afinal, a água é uma variável importante para várias funções do organismo: desde ajudar na gripe low-carb até combater o intestino preso.

Monitoramento de peso

Olhar apenas para o peso não é a melhor maneira de acompanhar seus resultados — pois as variações diárias não refletem mudanças de composição corporal, e podem te levar a uma ansiedade desnecessária.

Nesse aspecto, é mais inteligente aliar as medições de peso com as variações de medidas corporais.

E entender que platôs acontecem em qualquer processo de perda de peso.

View this post on Instagram

Conforme a gente já falou váááááááárias vezes aqui no IG @senhortanquinho, o peso não é a medida ideal para medir o seu progresso… . Muito menos a única! . No entanto, ele pode sim ser útil – quando entendido corretamente, e auxiliado por outras formas de acompanhar sua evolução (como fotos, roupas e medidas corporais). . Então o problema não é com a balança em si —> E sim com o fato de uma boa parte das pessoas não ter a "maturidade" para usá-la. . Elas veem um pequeno ganho de peso e ficam SURTADAS. . Ou então perdem bastante peso em uma semana, e depois nada na semana seguinte… e acham que estão em um PLATÔ. . Mas a verdade é a seguinte —> O seu peso NÃO vai diminuir linearmente, dia após dia, semana após semana. . Para a maior parte das pessoas, vai ser algo assim: -Elas vão perder bastante peso (pode ser até que grande parte dele seja de líquidos), depois ele vai aumentar um pouco, depois vai se manter, e depois cair de novo…. . E esse ciclo se repete várias vezes. . Pode se repetir numa base semanal, ou mensal… depende de como o SEU corpo 🏋 responde, . Então a nossa opinião sincera é a seguinte: . Você pode sim usar a balança para acompanhar seu progresso… . Mas entenda que seu peso não vai diminuir linearmente, e que de nada adianta se pesar todos os dias se isso for abalar sua autoestima e motivação. . Em vez disso, preste atenção a variações de peso no LONGO PRAZO. Perder ou ganhar 1 kg em uma semana não é nada – mas perder 20 kg ao longo de um ano… isso sim é um feito! . E claro: lembre-se de levar em conta medidas auxiliares como medidas corporais, a folga das roupas, fotos de antes e depois, e como você se sente. . Afinal de contas, a mudança é feita para VOCÊ – e não para a balança ⚖ . #senhortanquinho #paleo #paleobrasil #primal #lowcarb #lchf #emagrecer #emagrecimento

A post shared by Guilherme e Roney (@senhortanquinho) on

Por isso, se for anotar o peso, lembre-se de usar uma visão de longo prazo (comparando mês a mês, por exemplo) e não se preocupar com variações diárias.

O famoso chá Tecnonutri

O chá Tecnonutri nada mais é do que um chá simples (que é uma bebida low-carb liberada) aliado a uma prática de meditação.

Por um lado, o chá não traz nenhuma propriedade mágica: ele não vai “fazer um detox” em você, nem queimar gordura teimosa, nem nada assim.

Por outro, ele não faz mal nenhum, é saboroso, e ajuda a aumentar sua ingestão de líquidos ao longo do dia. 

Portanto, se você gosta de chá, este parece ser uma boa pedida.

Na verdade, a parte mais interessante deste combo é a parte da meditação.

Isso porque cada vez mais estudos mostram que a prática de mindfulness traz benefícios para a saúde e a cognição, e até mesmo ajuda o gerenciamento do stress.

(Veja o Dr. José Neto falando um pouco sobre meditação em nosso podcast.)

Resumindo: Tecnonutri é um app gratuito que pode te ajudar muito a organizar sua alimentação e tirar suas dúvidas sobre o que tem de ser feito. Obviamente, ele não substitui um profissional de saúde, mas pode te ajudar em sua jornada.

Todavia, muitas das funções só estão disponíveis no plano pago. Levando isso em consideração, será que vale a pena assinar o plano premium?

Tecnonutri — Vale A Pena O Plano Premium?

O fato é que, se você quiser desfrutar todas as funcionalidades que o app oferece, então vai precisar do plano Premium.

E mesmo as opções low-carb e cetogênica de cardápios e receitas estão disponíveis apenas no plano pago.

Então, se quiser realmente explorar todos os recursos que mostramos neste texto, o plano Premium será necessário.

Agora, se você quiser apenas anotar o que come (e usar o app como uma espécie de diário alimentar), aí o plano grátis é mais que o suficiente.

Se você está em dúvida sobre assinar o Premium ou não, sugerimos que baixe o app no seu celular, e comece a usá-lo na versão grátis.

Se gostar e se adaptar a ele, aí você pode assinar o plano Premium depois. Se não gostar, é só desinstalar o app — não há absolutamente nenhum risco ou consequência negativa neste teste.

Atualização: Conversamos com a Michele do Tecnonutri (que foi quem nos deu o acesso para testarmos o app e mostrarmos para você), e ela ofereceu um cupom de desconto para nossos seguidores. 

Clicando aqui você ganha 50% de desconto no plano anual, e uma caixa do chá Tecnonutri.

(Observação: com o objetivo de sermos completamente transparentes, note que não recebemos nenhum tipo de compensação se você assinar por este link.)

Tecnonutri — Conclusão E Palavras Finais

Agora você já sabe como tirar o melhor proveito possível do seu app Tecnonutri.

Queremos agradecer à Michele, que liberou o plano Premium gratuitamente nós, para podermos mostrar a você como o app funciona.

Antes de nos despedirmos, lembre-se de que o app Tecnonutri pode te ajudar a emagrecer — mas que a solução para sua saúde não virá de um novo aplicativo, protocolo maluco, ou regime de exercícios revolucionário.

Não. Em vez disso, ele vem da mudança gradual e contínua em busca de um estilo de vida melhor.

Comendo comida de verdade.

Fazendo atividade física inteligente.

E tendo um sono adequado e reparador.

Pois tudo indica que a população era mais saudável e em forma 100 anos atrás do que é hoje — e tudo isso foi antes do celular e internet.

Então, saiba usar a tecnologia a seu favor: seja com apps como o Tecnonutri, seja com aparelhos para medir a cetose como o uaiKeto, seja acessando livros e treinamentos digitais como os que oferecemos.

O mais importante para seu sucesso, em todos esses casos, é sempre você.

Nós acreditamos plenamente no seu potencial.

E ficamos felizes que a tecnologia possa, justamente, permitir termos esta conversa — em qualquer lugar do mundo.

Estamos juntos nessa caminhada!

Forte abraço,
— Guilherme e Roney, do Senhor Tanquinho.

Receba atualizações dos comentários
Notifique-me de
guest
2 Comentários
mais novos
mais antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
SILVANA GONCALVES DE CASTRO
SILVANA GONCALVES DE CASTRO
28 de janeiro de 2020 07:06

Fiz uso ha algum tempo atrás do Tecnonutri, entretanto algumas funções falhavam e eu desinstalei. Sinceramente não lembro quais os itens falhavam, mas foi o que me desmotivou usá-lo. (Fiz assinatura na época).

Vou baixar novamente porque voce s recomendaram, e depois voltarei pra um feedback ok? Abraços!