Será Que Isso Vai Me Tirar da Cetose?

Vou sair da cetose

Artigo traduzido por Carlos Frederico Cavalcante. O original está aqui – por Dustin Sikstrom.

Uma questão comum que as pessoas têm quando iniciam a Dieta Cetogênica é: “isso vai me tirar da cetose?”

Neste artigo, vou abordar os principais tópicos que entram em questão ao explicar o que vai (e o que não vai) te tirar da cetose.

Como tentarei ser o mais abrangente possível, alguns assuntos podem não ser de muita relevância para você neste momento, ou alguns trechos podem ser bastante técnicos. Por isso, sinta-se à vontade para ler apenas as seções que são do seu interesse.

Entretanto – especialmente caso seja um nerd como eu – você também pode simplesmente ler tudo.

Mas não vamos colocar o carro na frente dos bois – pois, antes de mais nada, é importante entender o que exatamente é a cetose.

Já escrevemos extensivamente sobre a cetose neste texto aqui: Tudo Sobre A Cetose – A Dieta Cetogênica, Os Corpos Cetônicos, Os Sintomas E O Passo A Passo Para Entrar Em Cetose E Queimar Gordura.

Por isso, agora, vamos começar elucidando por que nós, humanos, entramos no estado de cetose.

Relacionado: Respondemos a 20 dúvidas muito comuns para iniciantes na dieta cetogênica em um outro artigo: Dieta Cetogênica: Respostas Para As 20 Principais Perguntas

Primeiramente, Por que Seres Humanos Entram em Cetose?

Vou sair da cetose

Para responder essa pergunta, é interessante entender como o corpo define se corpos cetônicos serão produzidos ou não.

Sendo que o fator mais determinante para isso é o glicogênio presente no fígado.

Especificamente, o glicogênio no fígado induz a formação de Malonil-CoA (link em inglês) – malonil coenzima A –  pela carboxilação da Acetil-CoA.

A Acetil-CoA é utilizada em muitos processos, sendo o principal substrato utilizado pelo corpo na criação de corpos cetônicos.

Inclusive, o artigo da wikipedia sobre “regulação da cetogênese” (em inglês) que aborda esse cenário explica o seguinte:

“Quando o corpo não tem carboidratos disponíveis, as gorduras devem ser quebradas em Acetil-CoA para gerar energia.

A Acetil-CoA não é reciclada através do ciclo do ácido cítrico porque os intermediários do ciclo do ácido cítrico (principalmente o oxaloacetato) foram depletados para alimentar a via metabólica da gliconeogênese.

Assim, o acúmulo de Acetil-CoA resultante desse processo ativa o mecanismo de produção de corpos cetônicos (a cetose).”

O que quer dizer que, resumidamente, quando há mais Acetil-CoA do que oxaloacetato, a Acetil-CoA se torna acetoacetato – um corpo cetônico.

Em português claro, como carboidratos geram oxaloacetato, a conclusão é que, caso não existam carboidratos no seu corpo, você não sairá da cetose.

(Essa regra tem algumas exceções, que veremos abaixo).

Por Que Os Humanos Entram Em Cetose Tão Facilmente?

Vou sair da cetose

Os humanos entram em cetose mais rápido do que qualquer outro animal no planeta: normalmente leva entre 24 e 72 horas para entrarmos em cetose.

Isso é devido a termos cérebros enormes e corpos pequenos (relativamente falando).

Nosso cérebro necessita de cerca de 400 kcal/dia – pode não parecer muito, mas para a maioria da pessoas isso corresponde a 20-25% da demanda total de energia diária.

(Apenas para colocar em perspectiva, a maioria dos animais utiliza de 2-8% de seu metabolismo basal para alimentar o cérebro.)

Isso significa que a nossa pequena reserva de glicogênio no fígado – que possui cerca de 100g –  é a única fonte de glicose para o nosso cérebro.

Ou seja, não há outras fontes de glicose de que o cérebro possa dispor quando necessitar.

Isso significa que essas cerca de 400 kcal/dia (a quantidade de energia fornecida por cerca de 100g de glicose) tendem a ser totalmente utilizadas em 24 horas.

Fazendo os cálculos, isso significa dizer que nosso cérebro consome cerca de 4g de glicose por hora.

Sendo assim, você pode ficar tranquilo.

Porque mesmo caso algo realmente tire você do estado de cetose, e caso você assuma que apenas o cérebro vá utilizar essa glicose ingerida (sendo que sabemos que não é só ele que utiliza essa glicose), uma estimativa conservadora é adotar uma “taxa de consumo” de 4 gramas de glicose por hora.

Então veja: você comeu 20g extra de carboidratos?

Não se desespere, você voltara à cetose dentro de no máximo 5 horas.

De Onde Vem A Energia Do Cérebro?

Vou sair da cetose

Agora, vamos expandir o conceito apresentado acima: quando não há glicose disponível em seu organismo, o corpo se encarregará de produzir corpos cetônicos para que o cérebro possa continuar funcionando.

Afinal, esse grande órgão necessita de energia – e ela precisa vir de algum lugar.

Então, se a fonte dessa energia não for a glicose, o que poderia ser?

Bom, poderíamos utilizar lactato, mas você precisa metabolizar carboidratos para ter o lactato – então isso não é nada prático.

Sendo assim, corpos cetônicos são a única saída.

Uma pergunta que gosto de fazer quando as pessoas ficam em dúvida sobre algo que supostamente as tiraria da cetose é:

“Fora a glicose e os corpos cetônicos, de onde vem a energia do seu cérebro?”

Essa pergunta é a “prova dos nove” para a cetose.

Porque, se o cérebro estiver com menos energia do que necessita (mesmo que sejam apenas 50 kcal), essa falta será compensada com a produção de corpos cetônicos.

Afinal, cérebro sem energia é morte na certa. Sem exceções.

Então, para descobrir se um determinado cenário bioquímico pode te tirar da cetose, pergunte a si mesmo: “se nesse cenário você estiver vivo, de onde estará vindo a sua energia?”

Geralmente a resposta é “glicose” ou “corpos cetônicos”.

Os Picos De Insulina Nos Tiram Da Cetose?

Vou sair da cetose

De maneira direta, podemos dizer que os picos de insulina até poderiam nos tirar, por algum tempo, do estado de cetose.

Entretanto, não por tempo suficiente para que você tenha de se preocupar com isso – pois a insulina é rapidamente assimilada.

Falando de maneira mais completa, podemos referenciar esse estudo, no qual um homem ficou em jejum por quase um mês.

Seu índice de corpos cetônicos estava inicialmente alto (14 mmol/l), quando ele recebeu uma injeção de insulina (em torno de 0,1UI/kg, ou seja, 7-8UI).

Por cerca de 30 minutos após a injeção, tanto seus corpos cetônicos quanto sua glicemia caíram, e houve uma captação massiva de corpos cetônicos pelo cérebro.

Com isso, a produção de novos corpos cetônicos foi paralisada.

Todavia, devido à rápida assimilação da insulina, dentro de 30 minutos seus corpos cetônicos começaram a reaparecer.

Ou seja, mesmo com a injeção de insulina, esse processo não durou muito tempo – justamente porque não houve fornecimento de oxaloacetato.

Se A Frutose Não Leva A Um Pico De Glicemia, Isso Significa Que Eu Não Sairei Da Cetose Quando Comer Frutose?

Vou sair da cetose

A frutose é o açúcar mais “anti-cetose”  que existe.

Esse açúcar apenas pode ser metabolizado no fígado, porque é o único órgão do nosso corpo que produz as enzimas necessárias para metabolizá-lo.

Portanto, a frutose reabastece rapidamente o glicogênio do fígado.

Sendo assim, comer frutose é praticamente a garantia de sair da cetose – além de ser prejudicial ao fígado.

Então, para permanecer em cetose, o melhor é evitar as frutas: é preferível comer 10 g de carboidratos que não sejam frutose (batata, arroz, feijão) do que 10 g de frutose.

Em média, 50% dos carboidratos nas frutas são do tipo frutose.

A glicose pode ir diretamente para os depósitos de glicogênio dos músculos, mas a frutose necessariamente precisa ser metabolizada no fígado antes de qualquer outra coisa.

Resumindo: se quer permanecer em cetose, prefira evitar as frutas.

E A Gliconeogênese (GNG), Pode Atrapalhar A Cetose?

Vou sair da cetose

Ok, essa é mais complicada.

(Observação: gliconeogênese se refere à via metabólica na qual o corpo produz glicose por meio de fontes que não sejam carboidratos – como, por exemplo, por meio das proteínas ingeridas na dieta.)

Neste artigo, não vamos discutir como “comer proteína em excesso” impacta a dieta cetônica, porque isso já seria um artigo grande o suficiente por si só.

Porém, vamos falar especificamente sobre GNG.

Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, GNG e cetogênese podem acontecer juntas: quando a GNG acontece, isso não significa que a cetogênese tenha de parar. De fato, elas ocorrem juntas o tempo todo.

Este estudo diz:

(Atenção: palavras técnicas à frente)

“As mudanças hormonais associadas a uma dieta de baixo carboidrato incluem a redução dos níveis de insulina em circulação, e o aumento dos níveis de glucagon.

Isso ativa (as enzimas) fosfoenolpiruvato carboxiquinase, frutose 1,6-bisfosfatase, e glucose 6-fosfatase e também inibe (as enzimas) piruvato cinase, 6-fosfofruto-1-cinase, e glucocinase.

Essas mudanças favorecem a gliconeogênese. Contudo, o corpo limita a utilização de glicose para reduzir a necessidade de gliconeogênese.”

Ou seja, como o corpo não usa muita glicose quando ela não está realmente disponível (que corpo inteligente), então nesse cenário ele não necessita realizar a gliconeogênese tanto assim.

De fato, é mínima a diferença na quantidade de glicose criada via GNG na dieta Cetônica em relação a quantidade criada em uma dieta rica em carboidratos. (fonte: http://www.ketotic.org/2012/08/if-you-eat-excess-protein-does-it-turn.html )

OK, Há Evidências Suficientes Para Mostrar Que A Cetose E A GNG Acontecem Juntos. Porém O Que Acontece Com A Glicose Gerada Via GNG?

Vou sair da cetose

Bem, não importa se a glicose gerada pela GNG será metabolizada e produzirá oxaloacetato, porque a GNG limpa o oxaloacetato (veja: https://en.wikipedia.org/wiki/Gluconeogenesis#pathway – em inglês).

Em essência, isso significa que, independentemente da glicose produzida (ou metabolizada via GNG), o oxaloacetato fornecido será reutilizado pela GNG ao invés da beta-oxidação do Acetil-CoA – o que significa que Acetil-CoA pode se transformar em corpos cetônicos. Yay!

Isso É Verdade Mesmo Se Eu consumir Toda A Proteína Do Meu Dia Em Apenas Uma Refeição?

Vou sair da cetose

Sim, porque, para todos os efeitos, não importa quão grande seja o pico da insulina.

Pois, como falei acima, apenas a insulina por si não destruirá a cetose – isso só aconteceria caso houvesse fornecimento de oxaloacetato.

Proteínas também elevam o glucagon, tanto quanto a insulina – e o glucagon aumenta a cetose.

Portanto, sem problemas quanto a consumir toda a sua ingestão proteica do dia em uma única refeição.

Existe Algo Na Gordura Ingerida Na Dieta Que Pode Torná-la “Anti-Cetose”?

Vou sair da cetose

Gordura é primariamente cetogênica (90%) mas também tem um sutil efeito anti-cetose (10%).

Isso porque 10% do total de gorduras ingeridas acabarão por aparecer na corrente sanguínea como glicose (por meio da conversão da porção de glicerol dos triglicerídeos).

Então, por exemplo, se 180 gramas de gordura são oxidadas (queimadas) por dia, isso fornecerá 18 gramas de glicose por dia devido à conversão do glicerol.

Os Adoçantes Artificiais Podem Me Tirar Da Cetose?

Vou sair da cetose

Alguns adoçantes artificiais se transformam em glicose quando metabolizados. Olhe essa tabela e encontre o adoçante que você consome.

AdoçanteTipoÍndice Glicêmico
AlitameAdoçante Artificial0
AspartameAdoçante Artificial0
CiclamatoAdoçante Artificial0
NeotameAdoçante Artificial0
SacarinaAdoçante Artificial0
SucraloseAdoçante Artificial0
Açúcar InvertidoAçúcar Modificado60
CarameloAçúcar Modificado60
Xarope De AgaveAçúcar Modificado15
Xarope De Malte De CevadaAçúcar Modificado42
Açúcar De CocoAçúcar Natural35
MelAçúcar Natural50
Xarope De BordoAçúcar Natural54
Xarope de SorgoAçúcar Natural50
CurculinaAdoçante Natural0
MiraculinAdoçante Natural0
MonelinaAdoçante Natural0
PentadinAdoçante Natural0
SteviaAdoçante Natural0
TaumatinaAdoçante Natural0
Xarope YaconAdoçante Natural1
DextroseAçúcar100
FrutoseAçúcar25
GalactoseAçúcar25
GlicoseAçúcar100
LactoseAçúcar45
MaltodextrinaAçúcar110
MaltoseAçúcar105
SacaroseAçúcar65
TrealoseAçúcar70
EritritolAlcoóis de Açúcar1
GlicerinaAlcoóis de Açúcar5
IsomalteAlcoóis de Açúcar2
LactitolAlcoóis de Açúcar3
MaltitolAlcoóis de Açúcar35
ManitolAlcoóis de Açúcar2
SorbitolAlcoóis de Açúcar4
XilitolAlcoóis de Açúcar12
Caldo De CanaExtrato de Açúcar43
InulinaFibra de Açúcar1
OligofrutoseFibra de Açúcar1

O IG (índice glicêmico) não trabalha sempre como uma comparação direta com a glicose, já que a frutose não eleva a glicose no sangue mas tira você da cetose.

Sendo assim, um modo simples de utilizar a tabela é o seguinte:

  • Caso o adoçante em questão tenha um IG acima de 5, conte grama por grama como equivalente a qualquer outro carboidrato (isto é, 1 g de adoçante = 1 g de carboidratos).
  • Já para os adoçantes com IG abaixo de 5, conte cada 3g de adoçante como 1g de carboidratos (3g de adoçante = 1g de carboidrato)

Com isso, você ainda pode consumir os adoçantes, desde que você permaneça abaixo de seu limite diário de consumo de carbs.

E O Álcool, Me Tira Da Cetose?

Vou sair da cetose

Quando o álcool das bebidas (etanol) entra em nosso corpo, passa por várias etapas até ser metabolizado pelo fígado em Acetil-CoA.

Esse processo não gera nenhuma molécula de glicose ou oxaloacetato.

Na verdade, se você não consumir carboidratos juntamente com álcool, esse processo todo irá aumentar a quantidade de corpos cetônicos (cetose) em sua corrente sanguínea, porque a proporção entre Acetil-CoA e oxaloacetato será ainda maior (o corpo tenta limpar o Acetil-CoA transformando-o em mais corpos cetônicos).

O lado negativo é que gerando mais Acetil-CoA no organismo, o álcool faz com que seu corpo pare de usar sua reserva de gordura estocada para criar mais Acetil-CoA, portanto reduzindo a perda de peso.

(Soma-se a isso o fato de álcool possuir 7,1 kcal por grama.)

De toda forma, se for beber, o ideal é consumir poucas ou nenhuma gordura e carboidratos por algumas horas antes e durante a bebedeira.

(Explicamos mais sobre o consumo de álcool em uma dieta low-carb neste artigo aqui: A Verdade Sobre o Álcool, o Emagrecimento e a Hipertrofia.)

Cetose E Oleaginosas, Laticínios e Café

Vou sair da cetose

Basicamente, o que você deve fazer é olhar a tabela nutricional desses alimentos.

Assim como qualquer outro alimento, você deve ver a quantidade de carboidratos.

Mantenha a sua mente com foco em responder a seguinte pergunta:

“Quantos carboidratos serão fornecidos? Esses alimentos vão extrapolar o seu limite diário de carboidratos?”

Não há nada de mágico com esses alimentos que te fará sair da cetose por si só.

Já com relação ao café, pode ficar tranquilo: pois cafeína não te tira da cetose e nem gera picos de insulina.

Tenho De Me Preocupar Com Os Excipientes Nas Pílulas?

Vou sair da cetose

Algumas pílulas contêm açúcar puro como excipiente (substâncias para prenchimento), algumas contêm talco, ou outras substâncias inofensivas.

Porém, mesmo se adotarmos o pior cenário possível – aquele em que a pílula seria feita de puro açúcar – experimente pesar sua pílula.

Ela deve pesar no máximo 0,5 g – portanto, nem mesmo nesse “pior cenário possível” você estaria ingerindo mais do que apenas 0,5 g de carboidratos.

Porém, se você é uma pessoa metódica e que gosta de levar em conta os mínimos detalhes, sinta-se à vontade para acrescentar esse 0,5 g em sua contagem de carboidratos.

O Glutamato Monossódico (GMS) Pode Me Tirar Da Cetose?

Vou sair da cetose

O glutamato monossódico (GMS) é uma molécula de sódio ligada a uma molécula de glutamato, muito presente em temperos prontos como o Aji-no-moto.

Glutamato é um aminoácido glicogênico não essencial que pode ser convertido em glicose.

Porém, geralmente ninguém consegue comer GMS suficiente para que esse efeito seja significativo.

Uma refeição gostosa e bem temperada não possui mais do que alguns miligramas de GMS.

Ou seja, dificilmente você conseguiria comer a quantidade necessária de carboidratos para te retirar totalmente da cetose – porém caso você deseje retirar o glutamato monossódico da sua dieta por outras questões (intolerância, ou por não julgar que ele seria comida de verdade) sinta-se à vontade também.

Conclusão e Palavras Finais

saúde,hipertrofia,academia,musculação,sobremesa proteica,sobremesa fit,sobremesa saudável,fitnessa,delicia,saudável,suplemento

Ao longo deste artigo, Dustin Sikstrom explorou alguns pontos de dúvida bastante comuns (e até mesmo alguns bem pouco comuns) para pessoas que seguem com prazer uma dieta cetogênica – e que querem garantir que estão “fazendo tudo certo”.

E é inegável que uma dieta cetogênica ou “very low-carb” possui muitos benefícios – desde o potencial para controlar diabetes e doença no fígado até a facilidade de ser seguida e mantida, com boa saciedade (sem precisar comer de 3 em 3 horas), tudo isso conduzindo a excelentes níveis de saúde e bem-estar.

Com este artigo, esperamos ajudar as pessoas que desejam aprofundar seus conhecimentos na dieta cetogênica, e até mesmo nos fascinantes mecanismos de funcionamento de nosso corpo.

Por fim, agradecemos ao amigo Carlos Frederico Cavalcante pela eficiência e disposição ao traduzir este texto. Ele compartilha algumas informações que julga úteis em sua página do Facebook.

Save

Save

  • Jeane

    Adoei o texto sobre as formas possíveis de sair da cetose. Devem colocar sempre estes estudos para nos dar maior segurança nesta nova forma de alimentação.

    • Olá, Jeane,

      Obrigado por seu comentário. =)

      Ficamos felizes em saber que gostou do texto e das referências, essa é uma linha que gostamos bastante até para embasar o que foi escrito e dar confiança para os leitores. Pretendemos fazer sempre dessa forma.

      Muito sucesso na forma de alimentação,
      Forte abraço

  • Camila de Cássia

    Olá ficou uma dúvida em alguns sites falam que pode se usar suco clight (para fazer danoninho zero carb) ou mesmo beber um copo de suco. Quando a vontade de docês esta muito grande. Pois os mesmos contém 0 carbos mas contém a substancia maltodextrina que com pesquisa descobri que é açuçar mas só vi isso depois do consumo isso pode me tirar da cetose?

    Desde já parabenizo vocês pelo excelente trabalho estou adorando todos os artigos que estou lendo aqui no site está sendo muito esclarecedor!

    • Olá, Camila,

      Muito obrigado por seu comentário e por seus elogios – isso é realmente muito motivador para para nós. :)

      Sobre o suco clight, se ele for zero carboidratos mesmo, ele não deve te tirar a cetose. Provavelmente a quantidade de maltodextrina é muito pequena e por isso nas informações nutricionais aparece como 0 gramas.

      E não se preocupe, mesmo que em um caso extremo você venha a sair da cetose, dentro de poucos dias deverá retornar.

      Forte abraço!

      • Andressa Farias

        Perdão pela intromissão meninos, mas suco Clight é roubada. Tem bastante maltodextrina, tanto que este é primeiro ingrediente da lista. A informação de que é zero carboidratos vale pra 1/5 de colher sopa, o que dá mais ou menos 1,4g de pó do suco. Muito provavelmente a quantidade de açúcar é menor que 0,5 g pela porção declarada na tabela nutricional, o que permite o fabricante, de acordo com a legislação, a declarar que é zero carboidratos, quando 1 grama deve ter algo em torno de 0,4 de açúcares. Aí é só multiplicar pela quantidade usada do suco pra ver que não é zero mesmo, ainda mais porque a maltodextrina é tão ruim quanto o açúcar. As empresas fazem esse tipo de coisa com gordura trans também, colocam um porção bem pequena pra poderem declarar que é zero. Se interrompe a cetose eu não sei, mas acho um mau negócio.

        • Olá, Andressa,
          Obrigado por seu comentário e por sua participação. =)

          Realmente, com relação à saúde e alimentação saudável, certamente o suco Clight não é recomendado, tanto pela maltodextrina quanto por ser cheio de corantes, aromatizantes, conservantes dentre outras substâncias que nossos ancestrais certamente não ingeriam.

          Infelizmente muitas vezes os fabricantes se usam dessa artimanha para ludibriar os consumidores – você está certíssima.

          Se formos falar somente em termos de cetose, provavelmente um pacote de Clight não teria uma quantidade significativa de carboidratos para te tirar desse estado.

          Porém, realmente, assim como você disse, esse tipo de “alimento” está bem longe de ser um bom negócio para nossa saúde e, se possível, o melhor é sempre evitar.

          Obrigado novamente por seu comentário e por ressaltar um ponto tão importante, Andressa,
          Forte abraço!

  • camila

    Ainda me confundo com Alguns alimentos que podem me tirar da cetose! É muito termo técnico” mas tenho procurado ler mais e entender sobre o assunto! Muito bacana esse artigo!!! Será q o dia do lixo prejudica? Tenho tirado os domingos, depois de um mês inteiro sem nenhuma açúcar e quase nada de carbos.

    • Olá, Camila,

      Você geralmente sai da cetose quanto ingere uma grande quantidade de carboidratos (independentemente de sua fonte).

      O dia do lixo certamente te tiraria da cetose, mas geralmente seu corpo retorna ao estado cetogênico dentro de 2 ou 3 dias. E ele pode ser benéfico por fornecer carboidratos ao seu organismo que podem ser importantes para fabricação de alguns hormônios.

      Falamos mais sobre o dia do lixo e seus benefícios aqui nesse artigo: http://www.senhortanquinho.com/dia-do-lixo-beneficios-para-dieta-e-treino/

      Esperamos ter ajudado,
      Forte abraço!

  • Oi Helen,

    Café passado no filtro, com 7 gotas de adoçante e óleo de côco, não deve te tirar da cetose não.

    Mas eu diminuiria aos poucos o adoçante ;)

    Forte abraço!

  • Olá, Anezio!

    Muito obrigado pelo seu comentário – e parabéns pelos resultados!

    Pode ter certeza que ficamos muito felizes em lê-los.

    Sobre o ganho de massa muscular, se esse é realmente o foco, nós pessoalmente gostamos de aumentar um pouco a ingestão de carboidratos (diminuindo um pouco as gorduras) nos dias treino (de 2 a 3 vezes por semana), para ajudar na recuperação muscular – e mantê-los baixos nos dias sem treino.

    (Ainda focando em comer frutas e raízes, isto é, carboidratos “bons” – e evitando as farinhas e o excesso de açúcar).

    Também gostamos de treinar em jejum pela manhã, às vezes ingerindo alguns gramas de BCAA.

    Por um lado, é possível ganhar massa muscular em low-carb sim. Por outro, talvez não seja a maneira mais eficiente.

    De todo modo, eu optaria pelo acompanhamento de algum nutricionista ou outro profissional alinhado com essa orientação (paleo e/ou low-carb) para desenhar junto com você um plano personalizado para o seu caso específico.

    Novamente, parabéns pelos resultados! E tenho certeza de que terá mais sucessos nesse novo objetivo.

    Esperamos ter ajudado.

    Forte abraço!

  • Olá Anezio,

    Muito interessante esse estudo! Obrigado por compartilhar.

    Essa área é bastante controversa – a ingestão de carboidratos tende a ser interessante principalmente devido ao efeito anabólico da insulina (quando usado em um contexto pós-treino, onde o particionamento de nutrientes está mais favorecido), todavia está longe de ser unanimidade. E certamente não é “necessária”.

    Diversas outras variáveis vão influenciar se o uso desse carboidrato será interessante para cada caso específico, desde o seu nível de treino, sensibilidade à insulina, frequência de treinos (2x por semana é bem diferente de 2x por dia), etc.

    Apenas delineamos que ganhar massa em low-carb “talvez não seja a maneira mais eficiente”.

    E a ingestão de proteínas pré-treino em jejum também não é “necessária” – que eu saiba não existem estudos comparando treino em jejum absoluto contra o treino em jejum com suplementação de BCAAs ou outras proteínas.

    Nossa preferência pessoal (e baseada completamente em evidências anedóticas) é pelo treino com a suplementação – mas a ausência dela nunca nos impediu de treinar em jejum.

    De todo modo, uma ingestão de pequena quantidade de BCAAs (10g, por exemplo) não tem efeito insulinogênico suficiente para eliminar todos os benefícios do estado de jejum.

    Por fim, se o seu treino é voltado para a força/hipertrofia, eu sinceramente não me preocuparia tanto com a queima de gordura naquele momento específico de treino. Focar nesses dois objetivos ao mesmo tempo é simplesmente muita dor de cabeça.

    Obrigado pelo seu comentário e pelos elogios. Seguimos juntos!

    Abraço!

  • Olá, Mandy,
    Obrigado por seu comentário!

    Com relação aos carboidratos, o suco Clight ou mesmo os refrigerantes que não contém adição de açúcar provavelmente não atrapalhariam sua cetose por realmente apresentar poucos carboidratos.

    Mas claro que ambos passam longe de serem bebidas saudáveis.

    Forte abraço!

  • Olá, LuFarias

    Obrigado por seu comentário e pelos elogios! :)

    Sobre as quantidade de cada macronutriente, isso varia bastante de pessoa para pessoa. Como regra geral, fala-se em dividir as calorias da seguinte maneira:

    – 60%-70% das calorias vindas das gorduras;
    – 20%-30% das proteínas;
    – 5%-10% delas provenientes dos carboidratos.

    Recomendo a leitura desse nosso artigo sobre cetose: http://www.senhortanquinho.com/cetose-dieta-cetogenica-corpos-cetonicos-sintomas-e-passo-a-passo-para-entrar-em-cetose-e-queimar-gordura/
    E, até o final do mês publicaremos um artigo completo totalmente dedicado a dieta cetogênica – mas não se preocupe, pois avisaremos por email. :)

    Forte abraço!

  • Suellen rodrigues

    Esse é o artigo mais completo e esclarecedor sobre Cetose que já li, parabéns!!!

    • Muito obrigado pelo comentário, Suellen! Ficamos muito felizes com palavras gentis como as suas!

      Sempre que quiser, pode se sentir à vontade para comentar aqui no Senhor Tanquinho :)

      Forte abraço

  • Olá, Fernanda,

    Obrigado por seu comentário e por seus elogios. :)

    Você pode sim fazer a dieta paleo comendo raízes (batata doce e mandioca). O processo pode ser um pouco mais lento mesmo. Caso não esteja emagrecendo, basta diminuir um pouco a quantidade de carboidratos durante a semana até conseguir sair o platô. A ideia é mesmo que você conheça seu corpo e descubra como é a alimentação que vai te fazer emagrecer. :)

    Forte abraço!

  • Mandy Pereira

    Sendo sucralose um adoçante artificial, a melhor opção é estévia, certo?

    • Olá, Amanda,

      As melhores opções são eritritol, xilitol, estévia e sucralose , nessa ordem de preferência. :)

      Forte abraço!

      • Mandy Pereira

        Mesmo xilitol tendo esse IG de 12?

        • Mas esse IG de é relativamente bem baixo, Mandy, pode ficar tranquila.

  • Olá, Cintia,

    Antes de começarmos, gostaríamos te dar os parabéns por seu ótimo progresso, perder quase 5 kg é um feito considerável. :)

    Sobre seu peso, temos algumas considerações para fazer.

    Primeiramente é normal que a perda de peso não seja constante e que você alterne momentos de grande perda (como na sua primeira semana) com momentos de menor perda (como na segunda semana). O mais importante é manter a consistência.

    Segundo, não achamos ideal se pesar todos os dias, mas apenas uma vez por semana, sempre no mesmo dia e horário (por exemplo, todas as quintas feiras logo ao acordar).

    Também é normal que muitas vezes a balança não nos conte a história inteira, por isso sugerimos que sempre tire suas medidas como forma de acompanhamento de seu progresso.

    Falamos mais sobre esses dois últimos pontos nesse artigo aqui: http://www.senhortanquinho.com/medidas-corporais-guia-completo-tirar-medidas-do-corpo-com-fita-metrica/

    Também falamos sobre 4 estratégias para sair do platô de peso que você pode conferir nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=JBx9YCG0eHE

    Esperamos ter ajudado,
    Forte abraço!

    • Cm

      Muito obrigada Gente…vou tentar mudar algumas coisas e ver o q acontece????

  • Elisa Cortes

    Alho (2 dentes aproximadamente) amassados com sal, usado como tempero de carnes pode me Tirar Da Cetose? Desde já agradeço pela atenção!

  • Olá Thais,

    em primeiro lugar, parabéns pelos resultados!

    Em segundo lugar, queremos salientar que ganhar massa muscular tende a ser um processo (para a maior parte das pessoas) muito mais difícil do que emagrecer!

    Você parece estar com uma programação boa – tanto de dietas quanto de treino – no entanto para avaliar seu caso individual o mais indicado é o acompanhamento de um profissional alinhado à filosofia Paleo/Low-Carb.

    Você pode encontrar uma lista deles aqui: http://profissionaislowcarb.blogspot.com.br/

    Por fim, muito obrigado pelos elogios!

    Forte abraço e muito sucesso :)

  • Sandra

    Primeiro quero parabenizar pelo excelente “ensinamento” aprendi muito aqui sobre cetose . Estou na primeira semana da dieta Atkins e já perdi 3,500 estou consumindo 0 de carboidratos ,.gostaria de saber se posso fazer a dieta sem dar o intervalo de 3 dias entre a primeira quinzena e a segunda .Ou seja a dieta deve ser feita por 30 dias com intervalo de 3 dias para consumir carboidratos . O que quero saber é se posso ficar 30 dias com zero de carboidratos?

    • Olá, Sandra,

      Obrigado por seu comentário.

      Idealmente não devemos ficar numa dieta com 0 carboidratos – isso não é bom para seu organismo e pode ter um efeito ruim a médio/longo prazo sobre sua saúde, inclusive dificultando seu emagrecimento.

      o ideal é consumir os carboidratos das verduras e legumes, que não vão atrapalhar em nada seu emagrecimento e ainda irão te servir com micronutrientes essenciais e uma boa quantidade de fibras. Não a toa o próprio Dr Atkins desenhou sua dieta incluindo 22 gramas de carboidratos líquidos por dia desde a primeira fase.

      Forte abraço!

  • Ane

    Olá Guilherme e Roney,
    Primeiramente obrigada por compartilhar o conhecimento de vocês! Onde consigo essas tiras de teste de urina para saber se o corpo está cetose? No Brasil vende ou só nos EUA? Qual o nome?

  • Olá Lilian,

    Que o refrigerante zero não é o melhor alimento do mundo você já deve saber…

    Porém, acreditamos que o consumo ocasional dele não deve te tirar da cetose (inclusive, isso se encaixa na pergunta dos adoçantes artificiais), e nem prejudicar totalmente sua perda de peso.

    Simplesmente trocar carboidratos por gorduras (sem contar calorias, sem se exercitar, etc) pode sim funcionar para muitas pessoas e já levá-las a atingir bons resultados.

    No entanto, para outras pode ser necessário incluir ainda outras medidas (como essas que mencionamos acima).

    Nesse caso, é especialmente válido ter o acompanhamento de um profissional orientado à filosofia low-carb – uma lista deles está disponível aqui: http://profissionaislowcarb.blogspot.com.br/

    Abraços

  • lisebing

    Meninos, perguntinha pra vcs e para o pessoal que faz cetogênica ou LCHF: como o corpo de vcs reagiu no dia que foi consumido bastante carboidrato (dia do lixo bem lixo como alguns chamam)? Foi tudo bem ou teve consequências tipo enjôo ou outra coisa? Pergunto isso, pois faço cetogênica há mais de 1 mês e vou viajar de férias semana que vem e pretendo consumir algumas coisas bem gostosas, mas tenho medo de passar mal.

    • Olha, quando nós simplesmente comemos bastantes carbos (como raízes, ou feijão, ou ainda frutas e mel), o corpo não costuma apresentar nada de ruim não…

      Agora, quando acaba tendo glúten e outros “lixos”, aí geralmente dia seguinte o organismo traz alguns sintomas, especialmente intestinais.

      Coisas excessivamente doces às vezes me enjoam também.

      Mas nada de permanente, pode ficar tranquila!

      No caso de períodos estendidos de férias, nós gostamos de seguir o LCHF durante 80-90% do tempo, e guardar os outros 10-20% para guloseimas que realmente valham a pena!

      Esperamos ter ajudado, e boa viagem!
      Forte abraço

  • Olá, Melissa,

    Muito obrigado por seu comentário e suas palavras, realmente ficamos muito felizes em lê-lo. :)

    Em termos de proporção de macronutrientes podemos dizer que o coco é um alimento cetogênico e está realmente liberado na dieta, principalmente porque nas receitas dificilmente iremos comer uma garrafa de leite de coco numa porção de alguma receita.

    Mas claro que, apesar de ser um “alimento cetogênico” é um alimento bem calórico, principalmente o leite de coco que é muito calórico porém suas calorias são “vazias”, ou seja, não trazem muitos micronutrientes.

    Dessa forma, além de procurar um profissional alinhado à filosofia low-carb, você pode experimentar diminuir um pouco o consumo do leite de coco (ou mesmo eliminá-lo por alguns dias) e ver se tem algum resultado (pode tentar diminuir um pouco a quantidade de carbs líquidos por dia também – falamos de mais dicas para sair do plato aqui nesse outro texto: http://www.senhortanquinho.com/dieta-low-carb-iniciar-e-triunfar/ )

    Sobre a popa do coco, pelo que pesquisamos, ela tem cerca de 6g de carboidratos líquidos a cada 100g, então consumir 50g ao dia é bem tranquilo. :)

    Esperamos ter ajudado, Melissa, e continuamos à disposição,
    Forte abraço!

    • Melissa Martz

      Nossa, sem palavras pela prestatividade de vocês!! O assunto do coco tava difícil de descobrir pois na Atkins não se fala da fruta de inicio (só do leite), na low carb tá dentro (controlado), e para cetose (que é meu próximo passo/experiência) estava na dúvida…Mas seguirei as recomendações e continuarei apreciando e estudando o conteúdo de vocês que é um dos mais abrangentes … E em breve vou adquirir o livro de sobremesas de vocês que deve ser maravilhoso. ;) Grande abraço!

      • Ola Melissa! Bom saber que nosso artigo foi útil para você.
        Realmente é bom que se evite frutose para entrar em cetose.

        Boa sorte na continuidade da dieta, e esperamos que atinja bons resultados!

  • Ola Camila, obrigado! Ficamos felizes que tenha gostado e parabéns pelos otimos resultados!

    Mas o jejum nao atrapalha a cetose, muito pelo contrário, ele até ajuda. Indico a você fazer um dia do lixo, consumindo altas taxas de carboidratos por um único dia. Isso estimula seu corpo a voltar a queimar gordura.

    Acesse mais sobre o dia do lixo aqui: http://www.senhortanquinho.com/dia-do-lixo-beneficios-para-dieta-e-treino/

    • Camila

      Meninos uma duvida….p suco clight atrapalha a dieta?

      • Ola Camila!

        Alimentos como adoçantes artificiais (como o aspartame) e suco clight não vão atrapalhar diretamente na sua dieta, mas recomendamos que eles não façam parte da rotina. São alimentos que passam por muitos processos químicos e industriais.

        Então se for pra consumir de vez em quanto, tudo bem. Só nao deixe isso virar rotina na sua dieta.

  • Neila

    Olá senhores, gostaria primeiramente de parabeniza lo pelo site que é de bom gosto e informações valiosas. É minha dúvida é, a tapioca pronta, aquela que faz beju, ela pode me tirar de cetose, ela pode atrapalhar minha dieta LowCarb caso eu consuma uma por dia? Obrigada e bjss
    Obs: estou na 3° semana de LowCarb e já eliminei 3kg .

    • Ola Neila – parabéns pelos seus resultados!!

      A tapioca, assim com todas outras farinhas a base de mandioca, é rica em carboidratos. Por isso, pode sim te tirar da cetose e ainda atrapalhar na dieta.

      Recomendamos que não a consuma, caso queira perder peso :)

      Espero ter ajudado !

  • Olá Camila!

    O suco Clight contém maltodextrina, então sim, atrapalha a cetose.

    A gelatina entra no quesito de adoçantes artificiais, que citamos no texto.

    Espero ter ajudado!

  • Hana Ferdinand

    Olá, gostei muito do site e da matéria, tô pensando em fazer a cetogênica e vocês esclareceram muitas duvidas que eu tinha sobre a dieta, mas eu ainda tenho umas dúvidas: Na matéria vocês disseram que não é permitido comer feijão, mas se for só o caldo, sem os grãos é permitido?
    e a outra é sobre shakes, eu comecei a tomar o Diet Way da MidWay faz uns dias, posso continuar tomando em quantidade moderada ou devo parar completamente?

    Obrigada beijos!

    • Ola Hana! Ficamos felizes em termos tirado suas dúvidas! :)

      O caldo do feijão é permitido sim, afinal todos os carboidratos ficam presentes no grão.

      Esse shake que citou, é riquíssimo em carboidratos, por isso é recomendável que se evite. Os shakes permitidos são os de whey concentrado, que possuem quase sua totalidade em proteínas.

      Esperamos ter ajudado :)

  • Ola Vinícius! Na dieta cetogênica é recomendado que os carboidratos venham apenas de legumes e verduras, que os possuem naturalmente.

    Porém caso queira muito tomar seu iogurte, recomendo que o coloque depois de alguma refeição – para que os carboidratos sejam poucas calorias comparado a tudo que ingeriu. Fazendo assim voce provavelmente não sairia da cetose.

    Em relação ao gergelim, 100g dele possuem 23g de carboidratos. Por isso acho que seria bom evita-lo

    Espero ter ajudado :)

  • Celia

    Estou na dieta cetogenica há 27 dias e hoje comi um balde de pipoca no cinema. Quebrei a cetose? Se sim, como voltar a cetose de forma rápida?

    • Ola Celia! Infelizmente você quebrou a cetose sim

      Não há maneiras muito certeiras de acelerar este processo de volta a cetose. Nossa dica é que volte para a dieta o quanto antes e deixe o tempo agir: em cerca de 2 a 3 dias você estará novamente em cetose :)

      Espero ter ajudado

  • Olá! Até onde sabemos não existem evidências reais a esse respeito.

    Mas caso você já tenha problemas no fígado, é imprescindível consultar um médico

    Muita gente quando troca high-carb pela cetogênica sente alguns sintomas (falamos deles aqui senhortanquinho.com/cetose ) , e que talvez não lide bem com exercícios intensos nesse período.

    Mas, de resto, não há contraindicação.

  • Isabella Villa Real

    Estou na dieta a 1 mês e ontem comi 1 mini bolinha de queijo, sai da cetose?

    • Ola Isabella!

      Depende, cada organismo reage de uma maneira individual.

      Mas por ter sido apenas uma, é provável que não tenha saído.

  • Ola Michelle!

    Batata doce, rica em carboidratos: tira sim da cetose.

    Água de coco, rica em açucares de rápida absorção: tira sim da cetose.

    Esperamos ter ajudado e também é valido lembrar que a cetose não é o unico meio saudável de emagrecimento.

  • Ola Karina!

    Realmente hoje em dia vários estudos estão mostrando que a cetogênica pode ser uma boa alternativa para quem sofre com esse problema. Porém o ideal ainda é passar com um médico de confiança e ouvir o ponto de vista dele sobre o assunto.

    Aqui você pode encontrar alguns que trabalham com esse estilo de alimentação: http://profissionaislowcarb.blogspot.com/

  • Ola Camila!

    Se ela possuir maltodextrina em sua composição, pode sim.

    Caso contrário não interferirá na cetose.

  • Lana

    Olá, gostaria de saber se consumir cerca de 100g de macaxeira, como unica fonte de carboidrato do dia, prejudica a cetose?

    • Ola Lana!

      Prejudica sim. Serão cerca de 22g de carboidratos de uma fez só na alimentação – isso faz sair da cetose

      Espero ter ajudado :)

  • Ola Livia!

    Sai sim. Um pão francês apresenta índice glicêmico = 100, ou seja, ele é um alimento que eleva o nível do açúcar no sangue ao máximo. Além disso, 1 pão possui cerca de 54g de carboidratos líquidos, o que é bastante

    Espero ter ajudado :)

  • jacque huber

    olá…a xicara que vcs se referem é xicara de 200ml?

  • Ola Livia!

    No contexto de dieta cetogênica, os carboidratos vão tirar da cetose independente do índice glicêmico. Além disso o melhor conceito a se usar nesse caso é o de carga glicêmica (http://www.senhortanquinho.com/indice-glicemico-e-dieta-para-emagrecer/)

    Mesmo assim, o ideal é optar por comidas de baixa carga glicêmica, como por exemplo os vegetais.

    Em um contexto de dia do lixo, por exemplo, você vai sair da cetose, então tanto faz o índice glicêmico do alimento que você escolher

    Espero ter esclarecido!

  • Oi Yasmine!

    Essa quantidade de limão é totalmente ok, pode tomar sim sem sair da cetose

    Além disso, pode comer queijos (prefira os mais amarelos) e continuar em cetose. Queijos sao totalmente permitidos

    Jejum nao tira da cetose e ainda favorece a queima de gordura

    Espero ter ajudado!

  • Ola Livia!

    Infelizmente o carboidrato de alto índice glicêmico, que é o arroz, tira sim da cetose

    Mas não há motivo para paranoias, em breve você voltará a perder peso, e posteriormente, à cetose

    Nós que agradecemos :) continuamos a disposição

  • Michael Beck

    Estou comendo côco ralado com creme de leite (nata) pelo côco ser fruta sairei dá cetose?

    • Ola Michael!

      Não sairá nao, o coco é muito baixo em açucares.

      Obs: cuidado pra nao extrapolar muito a quantidade calórica com essa combinação

  • Ola Matheus! Boa noite.

    Essa sobremesa dificilmente atrapalhará na cetose, ainda mais se você utilizar creme de leite em lata (é ainda mais baixo em carboidratos).

    Um ponto a ressaltar é que isso será apenas uma bomba de gordura vazia de nutrientes; uma vez ou outra é OK comer, mas se for algo comum, pode ser que o excesso de calorias impeça você de emagrecer mesmo estando em cetose

    Abraços

  • Ola Cassio! Boa noite

    Primeiramente, muito obrigado pelos elogios. Mas eu acho que perder 5kg em 1 mês não é um mal resultado, ainda mais tendo em vista que essa é uma dieta relativamente tranquila de seguir.

    Acho difícil a a frutose de 2 únicos limões esteja atrapalhando. E em relação ao medidor, falamos melhor sobre isso nesse artigo: http://www.senhortanquinho.com/cetose-dieta-cetogenica-corpos-cetonicos-sintomas-e-passo-a-passo-para-entrar-em-cetose-e-queimar-gordura/

  • Ola Camila!

    Se você consumir boas quantidades de gorduras e proteínas durante o almoço a carga glicêmica do xilitol será baixíssima, então acho que não terá problema em relação a cetose

    Espero ter ajudado

  • Lucas de Oliveira

    Muito top… Obrigado por compartilhar seu conhecimento!

  • Ola Clara!

    Obrigado pelos elogios :)

    Como o uso de BCAA costuma não ser grande (varia de 3g a 10g diários) isso não vai ter efeito sobre a insulina, logo, sem problema sobre a dieta cetogênica.

    Sobre a glutamina nós nao vemos muito motivos para tomar, mas se quiser tomar, ok

    Além disso, a creatina nem absorvida como proteína é, logo, você também pode tomá-la sem problemas.

    Falamos mais sobre suplementos aqui: http://www.senhortanquinho.com/suplementos-dieta-cetogenica/

    Espero ter ajudado e continuo a disposição :)

  • Ola Grace!

    Se for uma fruta açucarada, sim

    Abraços!

  • Ola Regis!

    A maltodextrina não se alinha a uma dieta cetogênica

    Abraços!

  • Boa tarde Felipe!

    Na verdade, na dieta cetogênica cíclica o corpo vai sair sim da cetose, por isso ela é chamada de cíclica – nessa caso haverá uma realimentação de carboidratos para a reposição de glicogênio.

    Falamos um pouco sobre isso no post do dia do lixo

    ” De fato, a dieta cetogênica cíclica é muito usada por fisiculturistas, que desejam aumentar sua massa muscular e para isso praticam exercícios de maneira muito intensa.

    Resumidamente, neste método você faz uma alimentação cetogênica regular por um tempo (geralmente 5 dias – de segunda a sexta, por exemplo) e então faz uma realimentação de carboidratos (também conhecida como carb-up ou carb refeeding) por 1 ou 2 dias (sábado e domingo, por exemplo).

    Essa realimentação de carboidratos é basicamente um dia do lixo, cujo objetivo principal é aumentar suas reservas de glicogênio que foram depletadas durante os treinos da semana para que possam ser usadas nos treinos da semana seguinte.

    Novamente, essa é uma técnica avançada, e por isso pretendemos detalhar mais sobre seu funcionamento em um artigo completo.

    Para ler mais sobre a realimentação de carboidratos e seus benefícios, leia nosso artigo completo sobre o dia do lixo. ”

    Link: http://www.senhortanquinho.com/dia-do-lixo-beneficios-para-dieta-e-treino/

    Abraços!

  • Ola Paloma!

    É normal oscilações na perda de peso. Falamos um pouco sobre isso aqui: https://www.youtube.com/watch?v=QjVwVFPVNN0

    Além disso perder mais de 1kg por semana é um bom resultado – e você não perdeu tudo por causa do salpicão. Claro que saiu da cetose, mas é questão de tempo para voltar. O importante é aprender com os erros para não cometer mais

    Confie no seu professor, vocês estão no caminho certo :)

    Abraços e continuo a disposição

  • Boa noite Paloma!

    Primeiramente, você saiu da cetose sim, porém isso não retira todo o progresso que você tinha tido até então. É só voltar a dieta e seguir normalmente

    Outro ponto é que o jejum não é uma dieta, e sim uma estratégia. Você pode associa-lo sem problemas a dieta cetogênica de modo a acelerar os resultados

    Espero ter ajudado e continuo a disposição!

  • Ola Eloah!

    Infelizmente esses alimentos, por menor que seja a ingestão, tiram da cetose sim.

    Mas isso não é importante agora. Você deve focar em voltar à dieta o quanto antes e usar esse caso como um aprendizado, para que você volte a cair na tentação desses alimentos

    Confiamos em você e estamos a disposição para o que precisar!

  • Ola Giulia! Boa tarde

    Na verdade a pergunta sobre qual dos carboidratos, entre lactose e frutose, ser melhor não se aplica muito; durante nossa evolução não consumíamos lactose e a quantidade de frutose ingerida também era menor. Acho que não há um ‘melhor’ ou ‘pior’; a nao ser, claro em casos de intolerância a lactose

    No leite e em seus derivados integrais toda a quantidade de carboidrato presente no produto é proveniente da lactose. O creme de leite é praticamente 0g lactose, por isso muitas vezes está marcado 0g de carboidratos

    Ja um copo de leite integral tem 13g de lactose, que nas informações nutricionais aparecem em carboidratos.

    Os queijos mais curados realmente são mais baixos em lactose e ricos em gorduras. Em uma dieta Low Carb é melhor optar por eles :)

    Espero ter ajudado e continuamos a disposição!

    Abraços!

  • Oi Giulia!

    Na verdade não temos… você pode optar pelos ovos (mas aí já é uma proteína de origem animal).

    Outra opção é tentar usar alguma proteína isolada de origem vegetal, como a de arroz ou a de ervilha (nesses casos vale a pena ficar atenta a quantidade de carboidratos).

    De todo modo veganismo+Low Carb são duas coisas que na nossa opinião é difícil de serem combinadas…

    Espero ter ajudado e continuo a disposição!

  • thacila

    minha dúvida é com relação ao chá de hibisco…ele tem 7g de carbo em 100ml! Logo, tomar o chá vai me tirar da cetose? ou apenas se eu tomar em grande quantidade?

    • Oi Thacila!

      As informações nutricionais são referente a conteúdo que você compra, ou seja, às ervas.

      Então a nao ser que você tenha o costume de comer as folhinhas junto com o chá, ele será 0 em carboidratos

      Espero ter ajudado!

  • camila

    gente, a alfarroba atrapalha a cetose?

    • Oi Camila!

      Alfarroba é majoritariamente composta por carboidratos. Atrapalha sim na cetose :/

  • Boa noite Andrei!

    Depende muito de cada organismo, mas provavelmente sim. O que não necessariamente é um problema

    É completamente possível perder peso sem estar em cetose

    De toda forma, estou confiante de que você vai atingir seus objetivos, e estou à disposição para o que precisar!

  • Oi Aneliza!

    Na verdade é bom manter alguns carboidratos, como o vindo dos vegetais como brócolis, cenoura e beterraba (cerca de 20g de carboidratos líquidos diários)

    Além disso é importante fazer também uma boa ingestão de gorduras boas quando se tira o carboidrato.

    Pra completar, falamos sobre alguns suplementos que podem te ajudar nesse post: https://www.senhortanquinho.com/suplementos-dieta-cetogenica/

    Espero ter ajudado!

  • Oi Andrei!

    Infelizmente não temos muito conhecimento a respeito da criolipolise. Acreditamos que um profissional da área pode te instruir melhor

    Desculpe não poder te ajudar nessa

    Abraços

  • Oi Thais! Boa noite

    Na verdade não são resultados ruins não. Perder 700g de gordura por semana não é pouca coisa

    Há pessoas que perdem mais, assim como há também pessoas que perdem menos peso do que isso no mesmo período

    Por isso é importante confiar no processo e pensar no longo prazo

    Abraços!

  • Sueyla

    Estou iniciando a dieta cetogênica e gosto de consumir 100 gr de abacate no café da manhã. Isso é prejudicial para induzir a cetose?

    • Oi Sueyla!

      Não, muito pelo contrário! Boas gorduras e fibra são ótimos nutrientes para o processo de cetose ocorrer.

      Espero ter ajudado :D

  • Boa noite!

    Na verdade 100g de abacate possuem apenas 4g de caboidratos líquidos. É uma quantidade totalmente cabível, tendo em vista os benefícios desse alimento

  • Boa noite Sueyla!

    4g de carboidratos líquidos é uma quantidade bem pequena… Totalmente cabível. Ainda mais se formos ver que ele é um alimento rico em gorduras, algo essencial para a cetose ocorrer

    Pode ficar tranquila, ele nao vai atrapalhar sua dieta cetogênica

    Continuamos a disposição!