Como Melhorar Seus Resultados, Evitar Platôs e Impedir Recaídas: 12 Dicas Imperdíveis Para Otimizar Sua Dieta

vença as dificuldades com nossas 12 dicas imperdíveis para fugir de platôs

Imaginamos que, neste momento, você já deve ter escolhido sua dieta.

Caso ainda não tenha escolhido, já tem totais condições de optar por uma dentre as dietas que já apresentamos, como:

Pode até ser que você tenha começado alguma delas, mas desistiu por não estar conseguindo segui-la corretamente ou por não estar emagrecendo.

Pode até ser que você ainda esteja na luta contra os quilinhos a mais, porém perdendo peso muito vagarosamente…

Então, o post de hoje é feito para você!

Daremos algumas dicas que irão turbinar a sua dieta, fazendo com que os resultados apareçam de forma mais rápida e efetiva, o que te deixará ainda mais motivado(a) para seguir corretamente a dieta.

Lembrando que em outro texto falamos mais a fundo sobre como sair de um platô de peso.

Estas dicas também servirão para que você consiga manter seu peso desejado, depois atingi-lo à custa de muito esforço, através do passar dos anos.

1) Tenha Um “Peso Objetivo”

Como Melhorar Seus Resultados, Evitar Platôs e Impedir Recaídas: 12 Dicas Imperdíveis Para Otimizar Sua Dieta

Quantos quilos você deseja pesar?

Essa é a primeira pergunta que você deve fazer para si mesmo. Foque em uma meta razoável e realística. Tenha em mente que quanto mais acima do peso você estiver, mais fácil será perder os primeiros 10 kg.

Em seguida, anote essa medida em uma agenda, no celular, em qualquer lugar. De preferência algum local onde você possa estar olhando sempre, para se motivar.

2) Tire Uma Foto do “Antes”

Como Melhorar Seus Resultados, Evitar Platôs e Impedir Recaídas: 12 Dicas Imperdíveis Para Otimizar Sua Dieta

No dia em que for começar a dieta, tire ao menos uma fotografia sua (mas mais é melhor, em diferentes ângulos). Assim, quando começar a emagrecer, “olhar para trás” será de grande incentivo.

Até porque é possível que a balança não mostre o seu progresso verdadeiramente: lembre-se, parte do processo consistirá em trocar gordura por massa magra implicando que, embora seu peso possa não variar muito, seu progresso será visível numa comparação com o passado.

3) Pese-se Numa Balança e Tire Suas Medidas

12 dicas (4)

Não tem nada mais motivador numa dieta do que ver seu peso e suas medidas diminuindo com o passar do tempo graças a seus esforços. É realmente muito gratificante.

Por isso, antes de iniciar sua dieta, tire medidas do peito, cintura, quadris e coxas, pese-se e anote todas essas medidas em algum lugar. Repita o processo uma vez por semana. Recomendamos anotar essas medidas numa planilha, assim como feito apenas com o peso no caso que contamos de Phil.

Tirar as medidas é bem importante, e uma importante adição para a foto, porque pode ser que a balança não esteja demonstrando tanto progresso – afinal você também estará passando por um processo de trocar gordura por músculos. Mas esse progresso fica visível quando tiramos as medidas.

Outra ressalva é que não adianta ficar se pesando ou se medindo várias vezes ao dia. Durante um mesmo dia é normal que nosso peso varie em até 1 kg dependendo da pessoa. Fique tranquilo e estabeleça apenas um dia por semana (de preferência no mesmo horário) para tal processo.

Para aprender mais sobre como tirar medidas corporais corretamente, clique aqui.

4) Pratique Exercícios

Como Melhorar Seus Resultados, Evitar Platôs e Impedir Recaídas: 12 Dicas Imperdíveis Para Otimizar Sua DietaExercícios, como sempre ressaltamos, não são o fator primordial para se atingir o peso desejado, muitas pessoas conseguem isso apenas mudando sua dieta.

No entanto, sempre vale ressaltar que exercícios aumentam seu gasto calórico e consequentemente tendem a fazer com que você perca peso mais rapidamente – apesar de não serem igualmente eficientes para todas as pessoas. (Claro que, mesmo em casos críticos de falta de tempo ou de apreço pela atividade física, existem exercícios de curta duração e boa eficiência).

Mesmo quando se malha visando a hipertrofia, o que acontece primeiro é a perda de gordura corporal.

Dessa forma, se você desejar fazer atividades físicas, seja por realmente gostar ou para acelerar seu emagrecimento, vale a pena conferir nossos artigos sobre o assunto.

Recentemente escrevemos um texto focado em quem quer perder peso fazendo uma dieta low-carb e praticando exercícios físicos. Nele falamos sobre as melhores práticas para otimizar a queima de gordura – clique para ler.

5) Aplicativos Para Smartphone

você pode emagrecer usando aplicativos para smartphoneOutra ferramenta que pode ser uma forte aliada na busca de seus ideais de uma vida mais saudável está mais perto do que você imagina: seu celular / smartphone.

Atualmente existem diversos aplicativos que vão desde contadores de calorias e planilhas para marcar medidas, até verdadeiros livros de receitas digitais para todas as dietas.

Fizemos um post especial sobre os melhores aplicativos que encontramos e você pode conferi-lo clicando aqui. Além desses, existem milhares de outros por ai, basta procurar e achar o que você mais gosta.

6) Receitas Saborosas E Que Emagrecem

Como Melhorar Seus Resultados, Evitar Platôs e Impedir Recaídas: 12 Dicas Imperdíveis Para Otimizar Sua DietaComidas saborosas facilitam muito a vida de quem está de dieta, tanto por diminuir seu sacrifício quanto por aumentar sua aderência a ela. Pensando nisso preparamos uma sessão do site especialmente dedica às mais gostosas receitas.

Confira mais de 20 receitas que separamos especialmente para nossos leitores. Pegue agora seu ebook com diversas receitas deliciosas, práticas e baratas.

O livro ainda trás receitas de doces e bebidas! Baixe agora clicando aqui!

7) Usando o Gelo Para Emagrecer

12 dicas (6)Sim, é isso mesmo que você entendeu, caro leitor! É possível utilizar o frio e o gelo a seu favor na hora do emagrecimento.

Confira este outro post que escrevi tratando sobre o assunto para entender como isso funciona e como fazer para melhorar seus resultados!

8) Grupos do Facebook

você pode usar grupos de facebook como uma de nossas 12 dicas imperdiveis para emagrecer e fazer dieta

Mais uma vez a tecnologia pode ser um recurso valioso. Existem diversos grupos no Facebook sobre o assunto: sobre dietas em específico, emagrecer sem dieta, emagrecer só com exercícios… enfim, a lista é enorme!

Esses grupos podem ser interessantes para você porque neles você pode tirar dúvidas com outras pessoas que fazem ou que já fizeram a dieta, e principalmente porque serve como troca de experiência. As pessoas compartilham fotos, dicas, incentivos…vale a pena conferir!

Isso é importantíssimo para te dar animo e mostrar que é possível atingir resultados fantásticos focando em sua dieta. Lembre-se: são pessoas que passam ou passaram pelo mesmo caminho que você está trilhando, enfrentaram os mesmos problemas, e sabem como ninguém como você está se sentindo.

E foi pensando nisso que nós do Senhor Tanquinho criamos um grupo especialmente para vocês que apreciam informação de qualidade – clique aqui para acessar o grupo privativo.

9) Cardápios Para Dietas

Cardápio Completo + Lista de Alimentos Permitidos Dieta PaleolíticaUm motivo que faz muitas pessoas desistirem da dieta é o fato de terem de passar por todo um processo de decisão a cada vez que forem se alimentar. Do tipo “posso comer isso? Se sim, quanto? Se não, o que posso comer no lugar disso?”

Esse processo é extremamente cansativo para várias pessoas e, se você é uma delas, certamente vai se beneficiar com a adição de cardápios pensados em simplificar sua vida.

Outro benefício que os cardápios também proporcionam é permitir fazer dieta sem a sensação de se estar fazendo dieta.

Isso porque um cardápio inteligente vai te fazer queimar gordura mesmo comendo alimentos deliciosos, ficando livre da sensação chata de comer muitas vezes as mesmas refeições – como o infame trio frango-alface-água.

10) Suplementos

Como Melhorar Seus Resultados, Evitar Platôs e Impedir Recaídas: 12 Dicas Imperdíveis Para Otimizar Sua DietaApesar de muita gente ter preconceito com os suplementos, eles são ótimos aliados da sua dieta – mas certamente, se você estiver inseguro, consulte um profissional de área.

Os chamados termogênicos auxiliam no aumento do metabolismo, o que acelera a queima de gorduras e ainda te deixa com mais disposição para a prática de exercícios físicos.

Já suplementos ricos em proteínas e de baixa concentração de gorduras e carboidratos, como o whey protein isolado, são excelentes por saciar por meio de um nutriente excelente que é a proteína, ou seja, o ganho é duplo: você substitui, isto é, deixa de comer uma porcaria qualquer, e ainda fica saciado por mais tempo com algo menos calórico.

Isso não só ajuda a queimar gordura, como evita que você perca músculos durante o processo de emagrecimento e ainda tem inúmeros outros benefícios que você pode ler com mais detalhes neste post.

11) Dia do Lixo

Como Melhorar Seus Resultados, Evitar Platôs e Impedir Recaídas: 12 Dicas Imperdíveis Para Otimizar Sua DietaEmbora nem todas as dietas endossem essa estratégia, há algumas que inclusive a pregam como uma de suas regras.

O Senhor Tanquinho escreveu um belo artigo sobre o dia do lixo, em que explica seus fundamentos e “alivia a barra” para os fanáticos de plantão.

Ainda ensinamos, também, como fazer um dia do lixo mais natural.

E também existem dicas que podem ser usadas mesmo no dia do lixo, sobre como comer porcaria e não engordar.

12) O Cotidiano “Low Carb”

cotidiano low-carb: como aproveitar as 12 dicas imperdíveis para emagrecer e fazer dieta

Uma das razões pelas quais as dietas de baixa ingestão de carboidratos se tornaram tão famosas nas últimas décadas deve-se ao fato de ser fácil comer refeições “low-carb” onde quer que você vá.

Aqui vale destacar antes de mais nada que você não precisa comer qualquer coisa ruim, como barrinhas e bolachas, só parar cumprir a famosa lei do “comer de 3 em 3 horas” afinal isso é só mais mito.

a) Comendo em Casa

Se você gosta de cozinhar, e tem tempo para isso, converter receitas clássicas para versões “low-carb” igualmente deliciosas não é tarefa muito difícil. Você ainda conta com um ebook de receitas gratuito do Senhor Tanquinho.

Além disso, também pode encontrar outras milhares de receitas ideais para sua dieta espalhadas pelas internet, desde as mais “rapidinhas” até as mais elaboradas.

Outro ponto positivo de se cozinhar em casa é poder levar marmitas para seu trabalho, economizando dinheiro e ainda se alimentando de maneira mais gostosa e saudável.

b) Comendo Fora

Como Melhorar Seus Resultados, Evitar Platôs e Impedir Recaídas: 12 Dicas Imperdíveis Para Otimizar Sua Dieta

Se você está deixando de seguir sua dieta corretamente (ou nem mesmo a começou) porque – assim como muitas outras pessoas – está sempre tendo que comer fora de casa, seja por causa do trabalho, para ver os amigos e a família, ou simplesmente por falta de tempo, suas desculpas acabaram.

Marmita

Para começar, como já citamos, existe sempre a opção de levar uma marmita – e não há vergonha nenhuma nisso. Além do mais, acaba saindo mais barato, você se alimenta com mais qualidade e come só as coisas de que mais gosta.

Restaurantes

Caso frequente restaurantes com frequência, temos algumas dicas que podem ser valiosas para você. Dessa forma poderá sair para comer sempre que quiser sem comprometer sua dieta e nem estragar seus progressos.

Independentemente da origem da cozinha e do preço, todos os restaurantes tem algumas coisas em comum:

      • Eles estão no ramo de serviços e precisam cativar os clientes. Não hesite em perguntar o que há em um prato. Não há necessidade de explicar por que você está interessado. Especifique algumas alterações, caso necessário, como nos molho de salada ou nos acompanhamentos; e peça para que a cesta de pães, batatas fritas, dentre outros, não seja colocada sobre a mesa;
      • Não acredite cegamento no cardápio, não é só porque um prato está listado como “saudável” ou “low-carb” que ele realmente é. Fique atento: se os carboidratos não estiverem listados, não hesite em perguntar ao garçom;
      • Dependendo de qual a sua dieta, prefira ir a restaurantes ou no “Dia do Lixo” (dieta Slow Carb) ou em alguma das “Refeições de Gala” (Dieta Dukan). Caso esteja fazendo a dieta Atkins, fique sempre atento ao tamanho da porção, muitos restaurantes superdimensionam seus pratos. Lembre-se que você sempre tem a opção de levar o excedente para casa;
      • Pergunte ao garçom a respeito dos molhos e comunique-o caso não esteja satisfeito com a explicação. Muitos desses molhos embalados estão cheios de açúcar, amido de milho ou xarope de milho;
      • Como salada a vontade, use azeite de oliva, vinagre, sal. Maionese é benvinda desde que sem excessos. Porém, mantenha-se longe dos croutons;
      • Tente decidir o que vai querer comer antes de chegar ao restaurante, assim evitará cair em tentação e comer coisas que não devia. É possível encontrar o cardápio de muitos restaurantes online, e caso você frequente sempre determinada casa, já deve ter conhecimento do seu cardápio;

Tornando Seu Pedido “Low-Carb”

keto,cetose,cetogenica,dieta,emagrecer,saúde,low carb,cetonicosSiga essas 5 regrinhas simples no seu dia a dia e aproveite sua refeição no restaurante sem sabotar sua dieta e seu peso:

      • Opte por filés de frango ou bovinos e peixes grelhados, assados ou tostados;
      • Evite pratos fritos, que são empanados e podem conter gorduras trans prejudiciais;
      • Evite ensopados, pois normalmente contêm batatas ou outros vegetais ricos em carboidratos;
      • Evite molhos, pois quase sempre são engrossados com farinha ou amido de milho;
      • Em vez de batatas ou outro amido, peça uma salada ou uma porção adicional de legumes frescos.

Fast-Foods

Como Melhorar Seus Resultados, Evitar Platôs e Impedir Recaídas: 12 Dicas Imperdíveis Para Otimizar Sua Dieta

Na correria do dia a dia ou mesmo quando está se está na estrada com a família, as chances de acabar comendo em alguma das grandes redes de fast-food são grandes (mesmo sabendo de todos seus malefícios).

Eles podem até ser convenientes e baratos, mas a maioria das ofertas são geralmente cheias de carboidratos vazios: no pão, na crosta empanada, nos condimentos e, claro, nas batatas fritas.

Felizmente, existem algumas opções, se você der ao trabalho de procurá-las, que podem até se encaixar numa dieta de baixo consumo de carboidratos.

Isso não quer dizer que estes alimentos devem ser sua base diária ou que alguns deles não são ricos em calorias, têm algumas gramas de açúcar ou contêm gorduras trans.

Aqui vão algumas dicas do Senhor Tanquinho para você não “deixar a bola cair”:

      • Algumas grandes redes, como o KFC, oferecem frango grelhado, tostado ou assado, Retire a pele de um pedaço de frango e coma apenas a carne;
      • Cuidado com os molhos e molhos para salada, pois podem ser cheios de açúcar ou xarope de milho;
      • Em algumas redes de fast-food há a possibilidade de pedir um hambúrguer envolto em folhas de alface. Caso não ofereça, você sempre pode sempre agir por conta própria, deixando de lado o pão e pedindo um garfo;
      • Muitas delas já oferecem saladas com presunto ou frango e até molhos para salada que não são cheios de açúcar;
      • As maiores cadeias fornecem informações nutricionais completas de seus alimentos em seus sites. Burger King, por exemplo, permite que você adicione ou subtraia o pão e/ou condimentos e veja imediatamente o impacto nutricional.

Palavras Finais

keto,cetose,cetogenica,dieta,emagrecer,saúde,low carb,cetonicos

Não se esqueça, a pior parte de uma dieta é o início, sempre cheio de dúvidas e desconfianças. Tenha um compromisso com você mesmo e siga em frente por pelo menos 3 ou 4 semanas. As coisas devem ficar mais fáceis depois disso e a motivação se fortalece após os primeiros resultados.

O ápice da dieta será o momento em que você conseguir encará-la como um estilo de vida, e quando conhecer as respostas do seu organismo para os alimentos que você come. A partir daí terá controle sobre o seu corpo e será capaz de levar sua dieta como bem entender, onde quer que esteja.

 

  • Olá, Priscila!

    Você levantou uma questão muito interessante e iremos gravar um vídeo para explicar corretamente como tirar essas medidas.

    Fique tranquila pois iremos avisá-la por email assim que ele estiver pronto (provavelmente na semana que vem).

    Forte abraço!

  • Olá, Ana,

    Na verdade você pode seguir qualquer dieta que apresentamos aqui no site, desde que focando em comer mais calorias do que gasta diariamente.

    Também é importante ficar de olho nas quantidades de proteínas ingeridas.

    Além das calorias e dos nutrientes, gostamos sempre de ressaltar que é muito importante a origem desses dois elementos, portanto foque em comer comida de verdade. http://www.senhortanquinho.com/dieta-paleo-cardapio-e-receitas-para-emagrecer-com-a-dieta-paleolitica/

    Forte abraço!

  • Igor Massardi

    Olá Senhor Tanquinho,
    Gostaria de saber qual o intervalo em horas que você recomenda entre as refeições.

    • Olá, Igor,
      obrigado por seu comentário. =)

      Na verdade não existe um intervalo recomendado. Há apenas uma recomendação: como SÓ quando tiver fome.

      Se não quer tomar café da manhã, não tome. Se não quer comer nada a tarde, não coma. Na verdade é muito melhor não comer do que comer porcarias como massas e barrinhas de cereais, por exemplo.

      Nós escrevemos um texto completo sobre o assunto que você pode ler aqui: http://www.senhortanquinho.com/comer-3-em-3-horas-mentira/

      Esperamos ter ajudado,
      Forte abraço!

  • ANTONIA SANTIAGO

    Gostaria de perder 10 kilos.. Já perdi 3, mas esta lento,,, como carne saladas, ovo, mas continuo comendo óleos industrializados e frutas, pode ser isso a causa da lentidão.

    • Ola Antonio!

      Talvez realmente seja isso – ainda que você conseguiu perder peso mesmo sem retirar esses itens da alimentação, o que é muito bom!

      Se eu fosse você, tentaria tirar as frutas mais cheias de açúcar e os oleos vegetais da alimentação, para ver se a velocidade de emagrecimento aumenta.

  • Ola Felipe! Obrigado pelo seu comentário

    Legal ver que está seguindo tão certinho a dieta, parabens!

    O dia do lixo pode sim te ajudar a “destravar” o emagrecimento

    O dia do lixo deve ser uma realimentação de carboidratos; eles podem vir de frutas e raízes ( ficam dentro de uma dieta paleo e saudável) ou então de outras “porcarias”. Isso você deve escolher com base no seu psicológico – além disso você pode mesclar essas fontes de carboidratos.

    Espero ter ajudado e continuo a disposição